GRANDE CULPADO
Padre João ModestiÉ comum nos acontecimentos humanos haver alguma pessoa que se distingue das demais, ou por seu grande valor ou pela ausência do mesmo, influindo nos resultados dos primeiros. Assim temos o herói e também um pobre culpado. Isso no campo da política, no campo dos esportes, no campo comercial e assim para frente. O herói é exaltado, o fracassado é desprezado, é objeto de ataques verbais quando não físico.
Porém em muitos casos há gente que devido a várias circunstâncias, querem que o culpado seja DEUS. Basta que um pedido seu não seja atendido, ou lhe aconteça qualquer desgraça, lá vem: porque, DEUS?
Entre os romanos havia a expressão teatral: “Deus ex maquina (um Deus que desce por meio de uma máquina)”. Expressão que indica a intervenção de um ente sobrenatural, que descia no palco por meio de uma engrenagem.
Pois bem, quem culpa a Deus por acontecimentos desagradáveis ou grandes desgraças querem que seu pedido à Divindade seja máquina do teatro romano que fazia a divindade descer. Não admite resposta negativa. E se esta for assim, temos: “Deus não é bom” ou pior ainda: “duvido de sua existência”.
Um pensador francês diz: quem duvida da existência de Deus o faz por um destes motivos quando não do somatório de todos eles: Soberba – Não compreende o agir de Deus e por isso nega. Ignorância – Não conhece a doutrina do cristianismo e também os segredos da natureza humana com seus mistérios. Logo a culpa do que é ruim é de Deus. Se eu aceitar Deus, tenho que aceita-lo como Ele é: criou-nos do nada, deu inteligência e vontade aos homens para que façam bem as coisas cá na terra. Devo aceitar seus mandamentos e sua vontade que somente quer o meu bem.
Perante Deus somos umas grandes crianças: essas quantas vezes se irritam com seus pais devido a certas proibições, proibições essas que são para o seu bem. A capacidade humana de conhecimento da natureza humana é bem limitado. Quantas vezes os sábios não encontram respostas às suas perguntas. Quantas vezes o médico diz à família do enfermo: fiz o que a ciência tem de melhor. Agora deixemos nas mãos Deus. Esse médico sabe que seu saber não é infinito.
Outras vezes há pessoas que querem aconselhar a Deus. “As coisas não deveriam ser assim, mas daquela maneira”. São Paulo escrevendo aos primeiros cristãos de Roma dizia: “Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu por primeiro lugar para que tenha de receber de volta?”
Para nós chegará o dia da passagem desta para outro lado. Aqueles que têm dúvida da existência de Deus terão resolvido seu problema. Se Ele existe o verão como juiz e se Ele não existe, o duvidoso mergulhará no NADA.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.