Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GRITO LANCINANTE -- 02/10/2009 - 17:15 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








GRITO LANCINANTE



Padre João Modesti




Talvez em todo o Antigo Testamento não haja grito tão lancinante como o do patriarca Jacó, quando lhe trouxeram ensopada em sangue a túnica de seu filho José. Com os olhos esbugalhados tomou-a adiante nas mãos, olhou-a... reviu-a... reconhecendo-a... “é a túnica do meu filho”; uma fera devorou-o. E rasgando as próprias vestes e cobrindo-se de cilícios, chorou a sua idolatrada criatura”.



Sabemos que a história se repete. Quantos pais dos dias de hoje, olhando seu filho ou filha, machucados com tantos vícios, poderão como o velho patriarca exclamar: “Uma fera devorou-os”. Quem seria essa fera? Há tantas, mais ferozes ou menos, mas todas elas causam desgraças nas suas pobres vítimas, que lhes caem nas garras. Poderíamos resumir: AS MÁS COMPANHIAS; Com este nome abre-se um leque nauseabundo: as drogas, o sexo mal compreendido, as doenças que disso originam. Temos a grande invenção de Gutemberg que tanto bem fez no passado e também no presente. Somente que a colheita do joio maléfico dessa invenção é muito maior que o trigo da boa imprensa.



Além da imprensa temos meios de comunicação visuais. Pode-se dizer que, com raríssimas exceções, despejam na alma dos adolescentes e da mocidade um rio de esgoto. Somente apregoam e exaltam os vícios mais torpes, as propagandas mais fesceninas. Como a nossa CONSTITUIÇÃO DOS MISERÁVEIS PROIBE QUALQUER PROIBIÇÃO E DEIXA AO CRITÉRIO DOS DONOS DAS TV um direito de auto-censura. Mas que critério usam!? As massas querem essas cenas de esgoto e o ibope está acima de tudo, pois significa lucros, a pobre auto-censura somente existe no papel ou é feita por uma consciência calejada no vício. E a mocidade vai se perdendo nos vícios, famílias vão se desgraçando e a pobre Pátria vai perdendo seus filhos. A história da túnica de José e o grito lancinante de Jacó está se repetindo todo dia, cada vez mais lancinantes e mais numerosos.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui