NATAL???
Padre João ModestiDizia lá o poeta: “mudou o Natal ou mudei eu?”. Fiquei matutando nessa pergunta nestes dias que precedem a grande festa da cristandade. E após um sério recolhimento em mim mesmo, não achei resposta nem para a primeira parte (mudou o Natal?) e também nada para a segunda parte (mudei eu?).
Anos atrás – e faz muito tempo – tudo lembrava o nascimento do Menino de Belém. Planos para o grande dia, as conversas com os amigos, as futuras reuniões da família. Ouviam-se músicas natalinas nas lojas, nas praças, na televisão e rádios. Tudo falava do Natal.
A figura principal das festas era o divino Infante, recordado nos singelos presépios das igrejas e de inumeráveis lares.
Hoje, infelizmente, no dia 25 lembra-se de tudo menos do Personagem principal.
Adeus músicas natalinas, adeus serões de família, adeus projetos para festejar cristãmente o grande, adeus missa do galo.
Tudo converge para o hedonismo e comodismo, cuja mola principal é o dinheiro. Para consegui-lo tudo é lícito, tudo se faz: roubos, ganâncias, avarezas, assaltos, homicídios, seqüestros, estupros e “vai descendo”.
Que saudades do velho Papai Noel que trazia “Para o Zito, um apito, para o Zeca, uma peteca, um bola para brincar é o que quer o Alencar”.
O velho de barba branca já não é mais aceito pelas crianças.
E o menino Deus? Para poucos.
“Mudou o Natal, ou mudei eu?”
Tenho medo de responder a essa interrogação.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.