O ORATÓRIO
Padre João ModestiEssa palavra pode nos lembrar o “nicho de imagens religiosas” ou “um gênero musical de índole religiosa”.
Porém para Araras é uma instituição definida como “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha e pátio para se encontrar com amigos e viver a alegria”.
Ele existe aqui desde 1895. É o Oratório São Luiz. Naquela data não havia nada de diversão coletiva para a criançada, máxime da classe mais pobre que perambulava, principalmente nos dias festivos, pelas ruas da pequena Araras, procurando algo para se divertir ou fazendo alguma molecagem.
Vieram os salesianos. Ocupou-se um terreno em frente ao atual INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (hoje Parque Infantil “Dr. Hermínio Ometto”). Aos domingos reunia-se a meninada. Jogos animados, algumas guloseimas, palavras formativas (higiene, moral, boas maneiras, religiosidade). Isso todos os dias festivos.
No decorrer do tempo sofreu um longo hiato (motivos sérios internos e ambientais).
Em 1941 reabriu suas portas junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, continuando suas atividades como antes. Agora é todos os dias.
Pelos seus pátios passaram centenas e mais centenas de crianças. Diariamente cerca de 80 crianças e nos dias festivos mais de 100. No parque Dom Pedro já funciona uma sucursal para aquela incontável criançada.
Araras possui hoje magníficas instituições em favor das crianças e adolescentes. Isso é uma rara preciosidade.
Pena que quando são citados pelos homens de prol de Araras, o Oratório é sempre esquecido. No entanto foi a primeira obra social em favor da criança ararense.
E continua esse seu trabalho por anos afora, mesmo sem nenhuma nuvem protetora. Só com a bênção de Deus.
Podemos dizer: “Bem haja Oratório que tantos bons cidadãos formou e que hoje honram a própria cidadania”.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.