OS EXPLOSIVOS
Padre João ModestiQuando em 1914 o presidente dos Estados Unidos, Teodoro Roosevelt apertou um botão na Casa Branca, uma montanha de terra saltou pelo ares permitindo a união do oceano Atlântico com o Pacífico. Estava aberto o canal do Panamá. Era o fruto de uma ótima descoberta do homem, os explosivos, que tanto bem poderia fazer para a humanidade, se fossem bem empregados.
Ainda hoje vemos a sua grande utilidade nas pedreiras, nas construções de estradas, nas implosões de edifícios.
Mas a estupidez humana, infelizmente também usa dessa ótima invenção, desde a descoberta da pólvora pelos chineses, para fazer o mal. Basta ver os atentados à bomba, ceifando vítimas inocentes; basta ver a maior estupidez humana, a GUERRA.
Quem se lembra da segunda guerra mundial há de se recordar de cidades e populações que desapareceram sob o impacto dos explosivos.
Infelizmente esses instrumentos do mal vão pela ciência do “homo sapiens” (?) se aperfeiçoando cada vez mais, tornando-se mais refinados e mortíferos. O que fora descoberto pelos chineses para embelezar as festas, tornou-se um instrumento de carnificina universal.
E dizer que o homem deveria ser a imagem de Deus bondoso, Pai de todos os homens.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.