Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PALAVRAS -- 09/10/2009 - 07:39 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








PALAVRAS



Padre João Modesti




O homem, como animal racional, tem em seu poder uma riqueza: poder expressar suas idéias por meio, entre outros, palavra. Com ela, ele pode distribuir as riquezas espirituais que tem dentro de si ou infelizmente também de espalhar os miasmas de seus vícios. Sempre a palavra será uma das pontes que liga as pessoas entre si.



Mas há palavras que podem ferir ou também animar. Devido aos tempos atuais em que o vale é o que vem depois – alguns chamam a isso de progresso – há pessoas, máxime da juventude, sem muita experiência da vida que usam a expressão JÁ-ERA. Não há dúvida que não podemos viver ou agir como séculos atrás, em determinadas circunstâncias. O verdadeiro progresso faz com que certas coisas sejam substituídas por outras. Mas algumas vezes a substituição não vai aperfeiçoar a pessoa humana, antes vai animalizá-la ainda mais.



E o indivíduo que recebe este apodo, JÁ-ERA, torna-se um trambolho para os outros, é ironizado quando não desprezado.



Na maioria dos casos é que a inexperiência, ou a ignorância, quando não o vício, não pode aceitar certos princípios de comportamento e então vem aquela triste expressão.



Lembra-me quando de um assalto à mão armada que este escrevinhador sofreu, ao ver-se ameaçado de morte, perguntou ao agressor se ele não pensava em Deus. A resposta foi: Deus? JÁ-ERA. E esse assaltante, meio analfabético não lera as obras de Marcuse para quem Deus já tinha morrido.



No carnaval, em muitos lugares as autoridades colaboram para que se formem futuros estupradores (os atos fazem o hábito) distribuindo preservativos nas portas dos clubes como a dizer: É para usar. Ai do pai e se alguém de respeito dissesse algo contra – pode se divertir a valer sem se rebaixar ao nível animal – recebem em rosto: JÁ-ERA.



Ai do moço ou da moça que querem se conservar um digno do outro quando unirem em matrimônio. Logo alguém, “progressista” vem: Isto JÁ-ERA.



Essa maldita expressão está deixando a sociedade em polvorosa. Não há mais segurança nem dentro do lar; tem-se medo de andar nas ruas, máxime à noite; as autoridades têm menos poder que os foras da lei. Por quê? Temos o JÁ-ERA. Em parte foi o que provocou essas calamidades. E essas mazelas aumentarão cada vez mais até o dia em que, seguindo o são progresso, não deixarmos de lado os grandes valores que construíram grandes e belas civilizações, valores que não podem ser acoimados de JÁ-ERA, pois são eternos.



No Livro Santo se lê: “Jesus Cristo foi sempre o mesmo, Ontem, Hoje e para Sempre”. A mesma coisa se pode dizer dos seus Ensinamentos.



O JÁ-ERA não acaba Nele e nem em sua Doutrina. E como Homem foi o mais Perfeito que existiu.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui