Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->REMORSO -- 09/10/2009 - 08:05 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








REMORSO



Padre João Modesti




O remorso é definido como a inquietação da consciência por uma coisa errada que fez ou uma omissão grave ou por algum crime cometido. Enfim tudo o que desequilibra o bem-estar espiritual e também, porque não, o corporal. Quantas vezes a gente não exclama, após certos atos: ah! Se eu soubesse nunca teria feito. Essa mordida da consciência pode estragar a vida de uma pessoa, conforme sua duração, sua gravidade e suas conseqüências.



Tivemos os festejos momescos. Quanta gente se divertiu a valer. Muitos honestamente. Mas, outros, muitos mais ainda, desbragadamente, sem perceber que estavam se desligando da racionalidade para a animalidade. E começaram a aparecer as conseqüências ou aparecerão em breve. E aí o tanger do sino da consciência soa lúgubre. É o arrependimento tardio porque o que foi feito é insanável.



Felizes daqueles que sentindo as mordidelas da consciência procuram corrigir o que é corrigível e para o futuro terá outra conduta; mas desgraçado daquele que vendo a impossibilidade de conserto do mal feito, entrega-se ainda mais, desesperado, ao erro cometido, enchafurdando-se cada vez mais no vício.



Aqui falo dos que têm ainda um pouco de consciência e não daqueles cuja alma já está empedernida e não sente mais as dentadas da consciência na hora do agir e somente sentem o remorso após a coisa feita. É a falta de reflexão sobre o comportamento humano. Se o indivíduo se lembrasse de que fora feito à imagem e semelhança de Deus, certamente antes de agir pensaria: vou manchar ou vou dignificar essa imagem?



Todos podemos sentir a inclinação e, até fortíssima, para agir de tal maneira que borremos essa imagem, mas sentir não é consentir. Depende da minha formação para nesse momento ter a força de dizer: não Posso, não Quero, não Faço.



Um pouco mais tarde, em vez das mordidelas da consciência ele sentirá uma harmonia deliciosa que é o eco do aplauso da consciência, que reflete o aplauso de Deus.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui