Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RESPEITO HUMANO -- 09/10/2009 - 08:06 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








RESPEITO HUMANO



Padre João Modesti




Todos nós admiramos a pessoa que é coerente com os princípios que professa e que não há nada que os faça mudar de idéia. Poderemos não aprovar as idéias por ele defendidas, mas a admiração permanece. Quantas dessas pessoas não conhecemos através da historia e talvez também por conhecimento pessoal.



Muitas delas sofreram e sofrem por causa disso. A história revela milhares desses nomes em todos os campos: religiosos, políticos, social etc.



Alguns até deram sua vida para defender essas idéias. Outros passaram por exílios, tribulações e sofrimentos de toda a categoria.



Porém o que causa enjoo ou asco são aqueles que não têm firmeza em seus princípios. São verdadeiros covardes. Têm vergonha de se mostrarem seguidores daquela doutrina, daqueles princípios e, ante à menor ameaça, renunciam a tudo o que pensavam e abraçam o que lhes é proposto. Têm vergonha de serem tais. No campo religioso e no campo político isso é muito comum. A coerência permanente é um dom precioso assim como a covardia é algo asqueroso.



Lembra-me um fato acontecido na Universidade de Turim. Um dia o professor entra em aula. Vai lecionar filosofia. E para começar diz: “Antes de tudo quero demonstrar a não existência de Deus. E se no fim do ano se houver alguém que ainda acredita, este é um grande imbecil”. Há silêncio na sala, quando uma mão levanta e um aluno diz: “Professor, quero avisá-lo que no fim do ano esse imbecil sou eu”. Era um jovem de caráter adamantino, convicto de sua fé e sem temor de proclamá-la em público. Fenômeno contrário. Após a guerra num tribunal alguém é acusado de ter sido um verdadeiro carrasco num campo de concentração. Acusado, nega terminante e para demonstrar isso arranca de seu uniforme a cruz gamada, cospe nela e inventa que fora forçado, mas que nunca abraçara aquela ideologia do nazismo.



Mostram-lhe o livro que escrevera elogiando, endeusando seus chefes. Somente se ouvem vaias no tribunal e ao ser conduzido para sua cela recebe apupos, objetos, cuspidelas contra si. Era a falta de coerência. Era covardia, algo que merece e sempre o repúdio de qualquer pessoa normal.



Nosso Senhor Jesus Cristo, na sua mansidão, não recusa em dizer aos covardes: “Quem me negar perante os homens, eu o negarei perante o Pai celeste”. É a suprema condenação do respeito humano ou covardia, como você queira chamar.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui