É hora de mais uma despedida. Alguns chorarão sua ida, outros agradecerão por partir. Mais um Ano está indo embora para não mais voltar!
Como em anos anteriores, os fatos marcantes que ocorreram pelo mundo são apresentados em filmes retrospectivos que passam na programação dos canais de televisão. As mudanças significativas de clima, economia, segurança e principalmente do comportamento humano em todos os países nos deixam mais uma vez preocupados e até desesperançados.
Mas será que temos motivos reais para essas preocupações?
Conta-nos a história que desde o mundo é mundo acontecem guerras, catástrofes e transtornos no comportamento humano.
O que mudou na verdade foi à evolução tecnológica, que nos permite saber em tempo real, entre tantas outras coisas, tudo que está acontecendo mundo afora. Tais informações transmitidas por satélites, via internet, e retransmitidas em todas as emissoras de televisão, faz com que saibamos inclusive previsões antecipadas dos fenômenos climáticos.
O maior motivo de preocupação ainda parece ser o comportamento humano.
Apesar da evolução, cresce em todo o mundo a violência, fome e miséria.
Milhões de pessoas nascem, crescem e morrem sem saber ler e escrever.
Os ricos continuam sendo mais ricos, e, os pobres mais pobres.
O entendimento entre os povos continua difícil, pois o consumismo e a economia sufocam os valores éticos e morais em benefício dos grandes e poderosos.
A importância aos princípios espirituais continua sendo colocada em segundo plano, pois a luxúria, ganância e vaidade ainda prevalecem.
A educação cresce pouco, enquanto a ignorância cresce muito.
Formam-se raros gênios... e uma multidão de imbecis!
Embora seja notória essa realidade, sobra-me a esperança, talvez em lideres ainda por nascer, que a humanidade caminhará para encontrar o equilíbrio e uma distribuição de renda menos perniciosa, que permitirá aos futuros habitantes da Terra sobreviverem com princípios morais valorizados.
Que o ano de 2009 acabe deixando ensinamentos e que 2010 chegue trazendo novas Esperanças... Paz e Amor!