Em que tempo vivemos, será os finais - os de que Paulo alertou a Timóteo? Alusão por alusão não deixam de ser difíceis; dias em que se mata sem se fazer caso, sem se pensar duas vezes, assim....
Tudo parece causar inveja ao Inferno de Dante. Aliás, se este ainda vivesse provavelmente diria que o Inferno não é nada parecido com uma imensa
caverna afunilada, que vai desde a superfície da Terra até o seu centro, onde está Lúcifer.
Ele diria que o Inferno é a própria superfície da Terra em toda sua expansão e recônditos, onde está o anjo de luz, o inventor da mentira, da
destruição, da traição, da soberba, da avareza, do desamor, da violência, do orgulho etc.
Paulo disse para Timóteo tomar cuidado com os homens que agissem de acordo com as invenções de Lúcifer, pois estes, assim como Janes e Jambres, que resistiram a Moisés, e portanto à verdade, são apenas homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não estou bem certo se Dante aconselhou alguém quanto aqueles que eram condenados, mas acredito que sim, mesmo que tenha sido nas entrelinhas de suas rimas.
Apesar de tudo ambos criam no paraíso. Paulo dizia que o saber das sagradas Escrituras podem fazer um sábio e levá-lo para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
O poeta falava dos dez céus do paraíso, de sua luz e doçura.
Ora, ambos também tinham uma visão messiânica. O apóstolo com Jesus que viria para buscar aqueles que o tinham seguido. O poeta, em Vita Nuova, com o misterioso amor por Beatriz, criatura mandada pela Graça sobre a terra para a salvação de todos os homens.
Fiz o que pude, mas acho que não deu para sconder que estive a cada linha aterrorizado com a estúpida execução de Celso Daniel, prefeito de Santo André.
Que Deus nos abençoe, pois os dias em que vivemos, alusão por alusão, não deixam de ser difíceis; dias em que se mata sem se fazer caso, sem se pensar duas vezes, assim....