Esses dois primeiros dias do Ano de 2010 os acontecimentos catastróficos vêm tomando conta dos noticiários transmitidos pelos telejornais dos canais de televisão de todo o Brasil.
Infelizmente as tragédias climáticas estão causando enchentes, desabamentos e mortes. Muitos desses fatos poderiam ser evitados, pois as construções em lugares de risco, a ineficiência do poder publico em fiscalizar, ou concedendo habits para construções irregulares favorecem tais acontecimentos desastrosos.
É verdade que as chuvas fortes nessa época do ano já são conhecidas e esperadas (mas não respeitadas) pelo seu poder destruidor, mas muito do que está acontecendo são tragédias anunciadas e que poderiam ser evitadas.
Outro fator que toma conta dos noticiários é o alto número de acidentes de trânsito com mortos e feridos. Esses também poderiam ser minimizados se nossas estradas tivessem uma melhor conservação e principalmente se os motoristas fossem mais prudentes e cuidadosos.
O povo brasileiro não tem a educação e cultura da direção defensiva e abusam da velocidade nas estradas perigosas e com péssima manutenção.
Tais acontecimentos causam-nos uma profunda tristeza e ofuscam os bonitos eventos festivos que são planejados e executados com todo o esmero.
Acredito que já é tempo dos governantes de nosso país ser responsáveis para entender e tomar medidas mais enérgicas assim prevenindo os acidentes automobilísticos.
As campanhas educativas são importantes, mas a fiscalização e a punição daqueles que não respeitam as leis são eficazes, pois dói no lugar mais importante do corpo, “o bolso”.
Prova da ineficácia de nossa fiscalização está em não fazer cumprir a “lei seca”.
No inicio ela parecia ser uma lei que seria cumprida, pois o temor das severas punições fazia com que os bebedores a respeitassem, mas com o afrouxamento das medidas punitivas o álcool voltou a fazer parte das noitadas e churrascadas, fazendo com que os condutores de veículos voltem às manchetes de jornais como responsáveis por acidentes graves.
Convoco como cidadão brasileiro os nossos representantes dos poderes públicos estaduais, municipais e federal para colocar e discutir no ano de 2010 as regulamentações que façam cumprir as leis existentes, ou serão partícipes culposos de negligência, descaso e outros crimes resultantes da ineficiência de seus trabalhos parlamentares.
Nós brasileiros queremos ver nos telejornais as noticias alegres e auspiciosas, pois somos merecedores, já que pagamos os mais caros impostos do mundo e recebemos muito pouco retorno em serviços como saúde, educação, segurança, transportes e investimentos de infraestrutura.
É passada à hora dos políticos brasileiros mostrarem competência e eficiência, denunciando e punindo os pares corruptos, provando que esses são minoria, que não merecem ocupar os cargos que ocupam.
O ano de 2010 será de eleições, e, esperamos que o povo brasileiro, cada dia melhor informado e politizado saiba votar conscientemente, não elegendo homens e mulheres que compram votos e hipnotizam os eleitores com discursos bonitos e demagógicos de promessas que jamais serão cumpridas.
Somos Brasileiros... E jamais desistiremos de ver o nosso país entre os mais desenvolvidos e importantes do mundo!