MINERAIS são substâncias naturais da crosta terrestre, que apresentam propriedades físicas e composição química definidas.
ROCHAS- São misturas naturais de dois ou mais minerais. Podem ser: ígneas, sedimentares e metamórficas:
a) Rochas ígneas ou magmáticas- São formadas pela solidificação do MAGMA(lava) derretido lançado pelos vulcões, em épocas recentes ou há milênios. Exemplo: granito(que é usado em pisos e revestimentos). O granito é formado por FELDSPATO (a fase cinzenta ou avermelhada), QUARTZO(os pontos claros) e MICA(os pontos transparentes ou os escuros);
b) Rochas sedimentares- São aquelas resultantes da ação das chuvas, dos ventos, das águas dos rios e mares, da erosão das rochas ígneas através de milênios, formando depósitos(sedimentos) e, gradativamente, vão exercendo altas pressões, compactando as partículas e formando tais rochas. São exemplos: o ARENITO(SiO2 impuro); as ARGILAS (caulins impuros), usadas na fabricação de materiais cerâmicos; o CALCÁRIO(CaCO3 impuro) usado na fabricação do cal, do vidro, etc..
c) Rochas metamórficas- São aquelas resultantes de rochas sedimentares existentes em camadas mais profundas e por tempos maiores, que sofrem pressões ainda mais elevadas, tornando tais rochas ainda mais compactadas. Como exemplo, o MÁRMORE, que pode ser considerado uma transformação matamórfica do calcário.