Penso que o povo brasileiro não tem muito para comemorar com essa vitória magra sobre a seleção de futebol da Coréia do Norte que certamente faria jogo duro com qualquer time da segunda divisão do campeonato brasileiro; com expectativa de derrota.
Não vimos o futebol brasileiro alegre e moleque. O que pudemos ver foi uma seleção burocrática sem criatividade trocando passes laterais sem o objetivo do gol.
Não sou contra o técnico Dunga, pois ele tem mostrado coerência e personalidade empregando uma disciplina que era necessária. Todavia nós brasileiros não estamos acostumados com essas regras rígidas e esse trabalho em cima dos regulamentos da competição.
O que gostamos de ver não foi apresentado nessa partida. Faltou o futebol show com dribles desconcertantes e técnica apurada.
Sabemos que cada vitória vale 3 pontos portanto saímos na frente dos demais componentes de nosso grupo de classificação, mas apesar do resultado positivo estamos correndo o risco de ser o terceiro colocado no grupo e voltar para o Brasil trazendo na bagagem a desclassificação.
Explico: Sabemos que ainda precisamos enfrentar os dois adversários mais importantes e competitivos do grupo e teremos a obrigação de pelo menos mais uma vitória.
Supondo que Portugal e Costa do Marfim façam melhores resultados jogando com a fraca Coréia do Norte e Brasil, Portugal e Costa do Marfim terminem esta fase somando 4 pontos aqueles países que tiverem melhor saldo de gol ficarão colocados em primeiro e segundo lugares e nós temos apenas 1 gol a nosso favor.
Como qualquer outro brasileiro não estou desmotivado e acredito que podemos terminar a fase eliminatória com 9 pontos (três vitórias), mas sei que meu coração vai sofrer nos próximos jogos, principalmente sabendo que os nossos adversários são bastante difíceis de serem vencidos.
Preocupações à parte – Pra frente Brasil! Que venham mais vitórias, apertadas ou não, com futebol show e os dribles desconcertantes ou com gols marcados em cima dos erros dos adversários mesmo nos acréscimos concedidos pelos árbitros.
“Pelo entusiasmo e alegria dos 190 milhões de brasileiros serei eu um entre todos que vibrarei com cada jogada e gritarei com a voz do locutor presente ao espetáculo: GOOOOLLLLLL DO BRASSSIIILLL!!!
15/06/2010
Paulo M.Bernardo
***EM 15/06/1958 PELÉ JOGAVA A PRIMEIRA PARTIDA PELA SELAÇÃO BRASILEIRA EM UMA COPA DO MUNDO***