Sabe aqueles dias em que você tem nada a fazer, ou não quer nada o que fazer. Então você começa a andar pela casa, sem ater-se a muita coisa, lavando as louças, varrendo a sala, limpando o espelho, assistindo o jornal da têvê, perambulando pela internet com nenhum site em mente, e volta e meia você volta à sua caixa de mensagens, só pra ver se alguém escreveu. Ninguém... Parece que todas as outras pessoas estão mais ocupadas que você, mas você não está tão desocupado assim... Percebe-se...
O Coronel estava num dia daqueles, esperava pelo inesperado. Queira ver algo acontecer... Quando se espera por e-mail, não se quer saber daqueles que já lhe escrevem freqüentemente. Você quer saber de algo novo, um e-mail particular, de alguém desconhecido. Que não tenha Anthrax, nem vírus algum. Que venha de livre e espontânea vontade, e que seja caloroso em elogios. Todo mundo precisa de algum fã, e enquanto alguns poucos têm aos montes, outros muitos têm nenhum.
Mais uma olhada na caixa de mensagens... Ainda não... Desculpem, mas o Coronel estava averiguando, pois havia escutado algum assobio dentro desta máquina louca que és la computadora. O Coronel não recebe nenhum e-mail...
Retornando ao assunto, já perdendo o fio da meada, ou seja, da moeda, e falando em moeda... O Coronel já teve todo tipo de coleção, menos de moeda, achava tão intransigente gastar várias moedas na troca de outras moedas que já haviam perdido o valor. Também não via a utilidade em colecionar fósforos, que tão cedo fossem utilizados, estariam logo gastos para sempre. Gostava de colecionar lembranças, e das mais variadas possíveis.
Nada na caixa de mensagens: Ninguém Escreve ao Coronel... O Coronel escutava todos assobios eletrônicos de seu companheiro digital, e como na obra de Gabriel García Márquez: El Coronel no Tiene Quien le Escriba, penitenciava-se pelos dias, horas e minutos de toda a sua vida.
Uma caixa de mensagens vazia pode significar que esqueceram de ti, ou que és dispensável do convívio social. Como também pode simplesmente significar, que ninguém tem nada a lhe dizer... Podem ser que aos ventos e trovões, não ecoem mais as sílabas de teu nome, e também que teu nome já foi enterrado e esquecido perante a todos os mortais.
Nada ainda... Pode ser que não querem mais lhe falar, ou escrever, ou simplesmente que esqueceram como faze-lo. Pode até ser que tenhas ficado num portal paralelo ao de todos, e durante o dia inteiro estivesse fora da área. Talvez, sei lá... Quem sabe se você conectar de novo?
O tempo passa, e nada na caixa de mensagens, o Coronel não recebe nenhum e-mail...
A incontrolável insatisfação pela falta de correspondência pode deixar o Coronel louco, imaginando-se enfrentando um tigre faminto, na pele do Coronel Aureliano Buendía. Pode ser que ele já esteja ouvindo “os assobios pulmonares de sua companheira asmática”, e já tenha perdido toda sua perspectiva de receber o e-mail não esperado. O Coronel não tem quem lhe escreva...
A caixa de mensagens continua vazia, e o Coronel continua esperando, e continua acessando sua caixa de mensagens vazia...