Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62816 )
Cartas ( 21343)
Contos (13289)
Cordel (10347)
Crônicas (22568)
Discursos (3245)
Ensaios - (10539)
Erótico (13585)
Frases (51207)
Humor (20118)
Infantil (5544)
Infanto Juvenil (4873)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141095)
Redação (3341)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6300)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ADRIÃO LANÇA NOVA EDIÇÃO DE ETERNA ALIANÇA -- 17/06/2011 - 08:02 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 ADRIÃO LANÇA NOVA EDIÇÃO DE ETERNA ALIANÇA





Liliane Pedro - jornalista







                         O dicionarista e escritor Adrião Neto está lançando a mais nova edição do livro “Eterna Aliança”. Agora com o nome “Parangolé”, trata-se de uma obra de perfil histórico e indianista que retrata o cotidiano dos habitantes do litoral piauiense e a participação do Estado no movimento separatista de 1822.



                         A nova edição, reescrita a partir do novo acordo ortográfico, mantém o núcleo central da anterior, preservando as suas bases fundamentais e apresentando como principal novidade a valorização da vertente histórica e do aspecto linguístico, traduzindo o linguajar dos personagens menos instruídos como os índios para o legítimo nordestinês.



                         A primeira edição do livro saiu em 2000, tendo sido inclusive objeto de estudo de uma monografia na UESPI. Dez anos depois o escritor resolveu fazer algumas mudanças. Além da revisão, ele mudou o título e acrescentou trechos do movimento separatista. Adrião achou melhor fazer uma referência ao período em que é ambientado o romance histórico. Daí a razão de ter escolhido Parangolé. “Ele acontece no litoral piauiense no mesmo período do movimento separatista e a linguagem dos personagens estava muito elevada. Transformei então para o nordestinês. Daí porque também coloquei uma cartilha dentro do livro’.

Segundo o autor, excetuando-se a parte folclórica e as passagens literárias de cunho ficcional, que dão mais suavidade e leveza ao texto, os principais fatos e acontecimentos narrados na obra são historicamente verdadeiros.



                        O escritor foi destaque na “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, 2° edição, de Afrânio Coutinho e J. Galante, e reapareceu no cenário nacional como um dos grandes destaques dentre os cinco escritores piauienses que constam do livro “A Crítica Literária no Brasil”, 3° edição, de Wilson Martins – um dos mais conceituados críticos do país.  “Literatura Piauiense para Estudantes”, “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” e o “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” estão presentes no livro do crítico.



                     Adrião também foi premiado em segundo lugar no “Concurso Literário Nacional Benedito Rodrigues do Nascimento” com o romance Eterna Aliança. O concurso foi promovido pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Casa do Poeta Brasileiro. “Parangolé” sai pela editora Nova Aliança e deverá ser lançado durante o Salão do Livro do Piauí.

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui