ADRIÃO LANÇA NOVA EDIÇÃO DE ETERNA ALIANÇA
Liliane Pedro - jornalista
O dicionarista e escritor Adrião Neto está lançando a mais nova edição do livro “Eterna Aliança”. Agora com o nome “Parangolé”, trata-se de uma obra de perfil histórico e indianista que retrata o cotidiano dos habitantes do litoral piauiense e a participação do Estado no movimento separatista de 1822.
A nova edição, reescrita a partir do novo acordo ortográfico, mantém o núcleo central da anterior, preservando as suas bases fundamentais e apresentando como principal novidade a valorização da vertente histórica e do aspecto linguístico, traduzindo o linguajar dos personagens menos instruídos como os índios para o legítimo nordestinês.
A primeira edição do livro saiu em 2000, tendo sido inclusive objeto de estudo de uma monografia na UESPI. Dez anos depois o escritor resolveu fazer algumas mudanças. Além da revisão, ele mudou o título e acrescentou trechos do movimento separatista. Adrião achou melhor fazer uma referência ao período em que é ambientado o romance histórico. Daí a razão de ter escolhido Parangolé. “Ele acontece no litoral piauiense no mesmo período do movimento separatista e a linguagem dos personagens estava muito elevada. Transformei então para o nordestinês. Daí porque também coloquei uma cartilha dentro do livro’.
Segundo o autor, excetuando-se a parte folclórica e as passagens literárias de cunho ficcional, que dão mais suavidade e leveza ao texto, os principais fatos e acontecimentos narrados na obra são historicamente verdadeiros.
O escritor foi destaque na “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, 2° edição, de Afrânio Coutinho e J. Galante, e reapareceu no cenário nacional como um dos grandes destaques dentre os cinco escritores piauienses que constam do livro “A Crítica Literária no Brasil”, 3° edição, de Wilson Martins – um dos mais conceituados críticos do país. “Literatura Piauiense para Estudantes”, “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” e o “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” estão presentes no livro do crítico.
Adrião também foi premiado em segundo lugar no “Concurso Literário Nacional Benedito Rodrigues do Nascimento” com o romance Eterna Aliança. O concurso foi promovido pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Casa do Poeta Brasileiro. “Parangolé” sai pela editora Nova Aliança e deverá ser lançado durante o Salão do Livro do Piauí.
|