A partícula, que teoricamente é responsável pela criação do universo, tem sido procurada desde 1964
Redação
Pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) anunciaram, ontem, em Genebra, Suíça, que encontraram sinais da existência da partícula bóson de Higgs, mais conhecida como “partícula de Deus”. Segundo os cientistas, esta seria a maior descoberta dos últimos cem anos, já que se trata de um elemento fundamental para se entender a criação do Universo.
O bóson de Higgs pode ter sido a primeira partícula com massa a existir após o Big Bang (grande explosão que deu origem ao universo) e seria a responsável pela existência de massa em outras partículas.
Durante o anúncio, transmitido pela internet, coordenadores dos grupos científicos Atlas e CMS, responsáveis pela descoberta, contaram ter encontrado traços da partícula por meio de uma máquina chamada Grande Colisor de Hádrons.
Segundo Oliver Buchmueller, físico sênior do CMS, os dois grupos trabalharam paralelamente e chegaram à mesma conclusão. “Isso, obviamente, é muito importante”, afirmou.
Já Fabíola Gianotti, chefe do Atlas, foi mais cautelosa. “Ainda é cedo para conclusões. Precisamos de mais dados, mas estabelecemos sólidas fundações para os meses pela frente.”
Fonte: Diário de São Paulo/Ciência, quarta-feira, 14/12/2011, página P19.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”