Usina de Letras
Usina de Letras
352 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62846 )
Cartas ( 21345)
Contos (13290)
Cordel (10349)
Crônicas (22569)
Discursos (3245)
Ensaios - (10544)
Erótico (13586)
Frases (51241)
Humor (20120)
Infantil (5546)
Infanto Juvenil (4876)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141110)
Redação (3343)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2440)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6308)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Concurso Público de Projeto de Arquitetura -- 29/07/2000 - 12:04 (Marcelo Baiocchi Villa-Verde Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Somatomegalia projetista, que significa isso? Gigantismo de planos mirabolantes, usando um termo médico para representar o exagero.

“Fugir do Lugar Comum”, seria assim mais simples, algumas vontades sobre as questões que envolvem o concurso público para a contratação de projetos de arquitetura pública.



O concurso é por excelência instrumento de equanimidade, onde se pressupõe a razão como guia de procedimentos, incremento da qualidade para alcance de excelência em todos as etapas da “obra”, desde a sua concepção, configurando forte medida de organização e métodos para o processo de contratação de projetos arquitetônicos pelo poder público.



O concurso é pressuposto da democracia “estrito senso” quando estabelece o melhor caminho do empreendimento, define seus objetivos, elabora o programa de necessidades e formula aos interessados participantes os critérios que devem ser observados para criação da proposta relativa ao objeto do concurso.



Fugir do lugar comum será então precaver-se das reclamações recorrentes: é carta marcada! a proposta vencedora não é boa! o processo foi injusto etc. Enquanto isso vemos perene alguns problemas da profissão do arquiteto que poderiam ser atenuados com a evolução da forma de realização dos concursos.

Esta primeira abordagem é simples, não é somatomegaloica, registra alguns pontos que poderão ser aprofundados pelas entidades de classe dos arquitetos, para posterior encaminhamento aos nossos representantes políticos, na esfera do legislativo:



Ampliar em quantidade a realização de concursos, difundindo-os como forma de contratação de projetos de arquitetura nos vários níveis de governo: local, estadual, federal, dos poderes executivo, legislativo e judiciário



Conferir rubrica própria e alocação de recursos financeiros no orçamento público para a realização dos concursos de projeto de arquitetura pública, visando incorporá-lo aos costumes e “cultura” do processo licitatório



Estabelecer mecanismos de remuneração dos profissionais, ou empresas pré-qualificadas, de modo a viabilizar a participação de profissionais excluídos por questões financeiras e garantir o bom nivel das propostas

Estabelecer níveis hierárquicos concernentes aos pré-requisitos de qualificação e experiência profissional, proporcionais aos níveis de complexidade dos projetos, dando oportunidade à criação de uma nova cultura no meio profissional, de respeito aos profissionais, normalmente contaminada por ideais destorcidos do capitalismo selvagem prevalente em nosso país e no mundo



Universalização dos concursos de projeto de arquitetura em todas as escalas: mobiliário urbano, paisagismo, edificações, sistema viário, todo e qualquer tipo de obra pública seria oportuno incentivar a contratação por via do concurso.



Assim sairiamos do sacrifício? Conseguir êxito significa a conclusão da proposta e a auto-satisfação por realizá-la a contento, ou vencer?



Doxomania? O que é doxomania? É a paixão de conquistar a glória, esta doxomania atinge a todos?



Como diz o nosso mestre Paulo de Mello Zimbres, experiente vencedor de concursos públicos de arquitetura em Brasília: “este projeto dá samba?”









Marcelo Baiocchi Villa-Verde Carvalho

Arquiteto CREA 5239/D DF

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui