De imediato, você pode ter a impressão que vai ler alguma crônica que poderia servir
de tema a algum seriado de TV. E talvez realmente devesse ter esta chance, para
lembrar a todos nós, que não devemos nos tornar escravos das máquinas.
Os benefícios obtidos por uma empresa que utiliza uma grande rede de informática,
já foram exaltados milhares de vezes nas últimas décadas por todos os que trabalham na área. Não é preciso mais detalhar cada um dos fatores que fazem desta ferramenta, a mola de impulsão do progresso, cada vez mais confiável, veloz e abrangente.
No entanto, exatamente estes 3 fatores, devem ser observados pelo lado oposto, devido ao
velado perigo que trazem no seu interior, da lenta deterioração de algumas características
humanas.
Com a evidente segurança da veracidade das informações, chegamos a inusitadas situações
em que um sujeito acredita mais num engano editado em bonitos caracteres de uma impressora tipo "jato de tinta" , do que num relato verídico de um colega, explanado com a sinceridade que um frio papel não substitui. Basta que o locutor se engasgue com a saliva, que o ouvinte já levanta uma sobrancelha traduzindo um que de suspeita.
No segundo caso, algumas pessoas esquecem suas atuais limitações dos sentidos e adquirem
um angustiante desejo de serem mais velozes que seu raciocínio ou suas habilidades manuais, tentando se aproximar da milionésima parte da velocidade da máquina. Com isto, acabam
inocentemente deturpando informações que posteriormente são incluídas em arquivos
magnéticos, proliferando como vírus, ocasionando retrabalhos que fatalmente reduzem os ganhos obtidos em várias etapas anteriores. É razoável que entre um serviço e outro, se perca alguns minutos na tarefa de checagem. Este tempo "perdido" é um alto investimento.
Torna o trabalho mais atraente, pelo baixo risco de acidentes.
Finalmente, citemos a globalização da informação. Que ela esteja disponível a todas as regiões do Mundo, tudo bem. Que vários executivos possam assistir a uma vídeo-conferência sem sair de sua mesa, sem dúvida alguma contribui para aumentar a produtividade do escritório.
Palmas aos poderosos e modernos satélites. Mas há de se ter o adequado senso de equilíbrio, pois pretender realizar qualquer "reunião"
à distância, através dos modernos equipamentos, elimina a informalidade e a alegria que se
fazem necessárias em muitos casos, onde cada participante não deixa de exibir sua personalidade nem de externar os sentimentos oriundos do coração. A cada 30 minutos, é saudável
uma citação humorada, um fato pitoresco fora do contexto, longe do tema principal da reunião. Esta conjugação de frios argumentos lógicos aquecidos por ideais desejados, definem com clareza os rumos objetivos e eficientes de cada área, impregnados dos valores humanos que dão "vida" à Qualidade dos serviços a serem prestados, bem como credibilidade às ações planejadas.
Ainda bem que não conseguimos implantar a criatividade e a motivação dentro dos chips.