O programa Big Brother, apresentado pela Rede Bobo, aos moldes do original criado por John de Mol, passou a ter outra conotação as vésperas da eleição.
A Rede Bobo de Televisão anda fazendo experiências de persuasão com o telespectador. Você fica aí, sentado no sofá, ou deitado na cama, imaginando em quem votar pra sair da casa dos artistas: Big Brothers, e de repente você sente uma vontade de votar em algum dos dois participantes. Quando você se dá conta, você já discou o telefone, gastando preciosos minutos, ou já clicou na internet a cabeça do indivíduo a ser cortado, perdendo a oportunidade de manter-se imparcial, em livre estado de plena abstenção.
O que você nem mesmo percebeu é a profunda influência do aparelho televisivo na sua decisão. Não percebeu que os cortes da edição, extremamente cuidadosa, mistificaram seus conhecimentos e tele-guiaram seus julgamentos. Nunca havia notado a presença de sensores em sua casa, na forma de frases dodecafônicas e incompreensíveis, compondo uma melodia eletro-acústica, cheia de sinos e campainhas. Nunca havia percebido a sutil indução que a Rede Bobo exercia sobre as pessoas.
A Rede Bobo exercita sua influência, decidindo quem devia ficar, e o desafortunado a sair. Vai agindo sutilmente, dissimulando um pouquinho aqui, outro ali, outro acolá, vai experimentando o gosto popular. A experiência por sua vez, evoluiu, passando a um estágio avançado, averiguando o funcionamento de sua influência negativa. Uma experiência de mutação, que consiste na transformação da popularidade de qualquer candidato. Caso a experiência venha a ser proveitosa, a Rede poderia fazer qualquer candidato crescer, além de seu revés, que seria tirar do mesmo poder qualquer governante da nação.
Não é de hoje que a mesma Rede de tele-comunicações, perpetua essa mesma influência na nação. O que se tornou inusitado, foi a utilização do programa brasileiro nos moldes do original de John de Mol, como uma pré-eliminatória eleitoral. A experiência carimbou o passaporte da emissora por mais cinco anos, deixando a questão difícil de resolver: É melhor ser Presidente ou Diretor General da Rede Bobo?
Não responda ainda!
Você pode concorrer a uma candidatura na Casa dos Políticos 2002!
Lá você vai concorrer com todos outros presidenciáveis: Lula, José Serra, Roseana Sarney, Ciro Gomes, Itamar Franco, Suplicy, Garotinho, Maluf e Enéias.
Nós vamos ficar aqui do lado de fora, curtindo a experiência televisiva eleitoral gratuita, esperando quem é que vai ser escolhido pra ficar até o segundo turno. Quem é que a Bobo vai escolher?