Plano de Aula ao ar livre –
Título: Descoberta da química em nossas vidas e em particular, em nosso ambiente – Seus benefícios e seus malefícios -
Justificativa – O trabalho a ser desenvolvido tem como escopo a integração do aluno ao meio ambiente de forma holística, fazendo com que perceba a química (suas substâncias) tanto na natureza quanto nos produtos utilizados pelo homem, derivados da transformação da matéria, seus benefícios e seus malefícios.
Objetivos – Objetivo Geral – Envolver o aluno no ambiente escolar e que detecte a Química (e suas substâncias) em nossas vidas, tanto de forma benéfica quanto no aspecto maléfico.
Competências e Habilidades – Analisar o ambiente físico, incluindo atividades mentais de concentração no que é e está sendo estudado, relacionados à química no meio ambiente.
Reconhecer substâncias químicas envolvidas no ambiente natural e artificial do homem.
Constatar a presença da química e suas substâncias no cotidiano do ser humano, seus pontos positivos e negativos no meio ambiente e, derradeiramente, no ser humano.
Área de pesquisa: 1 – Área do Colégio onde os alunos estudam a ser escolhida com a simbiose entre os alunos e o professor.
2 – São duas áreas a serem delimitadas: uma referente à própria natureza, sem interferência do homem (Grupo Natureza); outra com interferência do ser humano, envolvendo objetos e materiais já transformados do estado bruto e devidamente beneficiados para o uso (Grupo Transformação).
Procedimentos:
1 – Grupos contendo cada um deles 5 (cinco) alunos. Cada Grupo será responsável pela área “Grupo Natureza” ou pela área “Grupo Transformação”.
2 – Os alunos farão uma concentração mental, seguindo os seguintes passos: “Fechem os olhos, respirem fundo, inúmeras vezes, inspirando e expirando, comprimindo o abdome; Comecem relaxando a testa, seguindo os olhos, o nariz, a boca, o pescoço, os ombros, o tórax, os braços, a barriga, a área genital, as pernas; depois pense em tudo que lhe dê prazer e alegria, em ambientes preferencialmente naturais; abra os olhos e observe tudo o que está em sua volta que foi feito para o seu deleite e alegria, pois o homem procura trabalhar para que seja dado o maior conforto possível ao próprio homem. Integre-se com a natureza. O seu professor vai se abraçar com a árvore e dizer que eu preciso dela e ela precisa de mim. Que ela tem substâncias que servem para a nossa sobrevivência e de que estamos em um ciclo maior, pois somos UM com a própria natureza e o Universo.”
3 - Os alunos farão anotações em uma determinada tabela, cadastrando os nomes dos objetos de estudo observados (naturais e artificiais) – coleta de dados-.
4 – O aluno fará uma pesquisa na sala de informática, no “site” de pesquisa “Google”, onde irá procurar as substâncias que compõem cada objeto de estudo selecionado.
5 – O aluno também pesquisará no mesmo “site” a importância de cada substância pesquisada, seus benefícios e malefícios ao meio ambiente e, em consequência, ao ser humano – pesquisa e comparação-.
6 – O aluno refletirá se realmente a química é importante em nossas vidas, como ela está presente no nosso dia-a-dia e o que nós podemos fazer para torná-la mais útil e e se tiver riscos, como podem ser reduzidos no meio ambiente e no ser humano – conclusão-.
Avaliação: Será em conjugação com o interesse, criatividade, a forma como conseguiu acessar aos meios de pesquisa e como elaborou a sua reflexão. |