D. Xicote, romance do aclamado escritor Francisco Miguel de Moura, foi premiado pelo Governo do Piauí como uma das melhores obras do gênero.
O livro conta a história do jornalista Francisco Fernandes Feitosa, filho do Mestre Manu e de Dona Morena, da Terra dos Condenados, irmão de Susana e Elzinha. Ainda moço, ele deixa a casa dos pais e vai para Curralinho trabalhar como caixeiro numa loja de tecidos. Lá, conhece Amanda, a menina que o encantou em sua passagem pela Fazenda Boa Vista.
Amanda, ex-miss Curralinho, torna-se a companheira de Dom Xicote, ouve suas histórias que, depois, foram transformadas por ele em um livro: o romance Amanda, do autor Francisco Fernandes Feitosa, que em breve seria publicado pela Editora Vento em Popa, do Rio de Janeiro.
O enredo todo se desenvolve na cidade de Curralinho e arredores e emociona pela forma de contar do autor/personagem, embora descrito em terceira pessoa. Na sua técnica proveniente de leituras do Flaubert, Dostoévski, León Tolstói e Camus, Francisco Miguel de Moura absorveu uma grande tendência para o existencialismo artístico. Trata-se de um grande inventor, num estilo de leitura fácil, mas não sobre coisas fáceis: leitura do mundo psicológico dos autores e da vida social da cidade onde se desenrola.
Emocionante. Não deixe de ler esta obra onde também se sentirá o gosto do exmpressionismo moderno, derivado, sim, das Artes Plásticas, em cuja matéria o autor tem título de pós-graduação.
____________________
AUTOR: Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, com mais de 30 obras, entre as quais contam-se os romances 'Os Estigamas', 'Laços de Poder', 'Ternura' (do qual saiu recentemente uma 2ª ed. para as escolas), 'Dom Xicote' (premiado pela Fundação Cultural do Piauí) e uma romance inédito com o título de 'O Crime Perfeito'. Contos: 'Eu e meu Amigo Charles Brown', 'Por que Petrônio nao Ganhou o Ceu' e 'Rebelião das Almas'. Crônicas: 'E a Vida se Fez Crônica' e 'A Graça de cada Dia', entre vários de ensaios e de poesias.