Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cadeia principal -- 22/03/2002 - 10:23 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Grades protetoras



Afonso, 6 anos, curioso, puxou a mão do pai e lhe perguntou :



- Paiê ! Todos estes prédios de Esquesópolis (lugar onde o Povo esquece tudo com facilidade) foram construídos no século XX ?



- Sim, filhote. Em 2 meses, vamos completar 68 anos da transferência da Capital para cá. !



- Tem um bocado de coisa bonita por aqui, hein ! Muito verde e pouca poluição.



Os olhos espertos do garoto devoravam a paisagem com prazer. Os viadutos entrelaçados

o deixavam maravilhado. Por ser Domingo, seu pai chegou a parar o carro em cima de um deles e colocou Afonso sentado no parapeito ainda não aquecido pelo Sol das 9 horas.



- Paiê ! Por que aqueles 2 prédios parecendo duas metades de laranja estão cercados de grades ? É para não entrar ladrões ali ? Por que as grades são novas ?



- Há 4 anos, o Povo estava cansado das trambicagens que a maioria dos Defuntados e Sentadores realizavam em benefício próprio, em detrimento dos serviços básicos. Então, um deles (distraidamente) enviou um projeto à Câmara, propondo que todo sujeito que fosse eleito, no dia da posse, receberia uma pulseira eletrônica contendo o código de sua conta bancária, bem como o valor máximo a ser depositado nela mensalmente, isto é, seu salário. Valores acima deste, só com alvará da Justiça. Com isto, ele pretendia provar que a partir daquela legislatura, os representantes do Povo deixariam de receber propinas por votarem leis em benefício de grandes grupos danosos à sociedade.



- Esta lei foi aceita, paiê ?



- Acredite se quiser : foi ! Creio que estavam bêbados no dia da votação dela, em função da seleção nacional ter vencido o campeonato mundial de “tiro ao pobre”.



- E se o Palerma elementar tivesse contas espalhadas por outros bancos ?



- Esta pulseira estava conectada a todos os bancos via satélite. Pelo número de inscrição no

Mistério da Fazendinha, cada vez que o incauto abria uma conta, ela era automaticamente cadastrada na memória da pulseira com bateria iônica que dura 4 anos.



- E se o pilantra perder a pulseira ?



- Ela é chumbada no pulso do elemento. Só sai com maçarico a laser, que só existe na Câmara. A operação demora 45 minutos. Quando ele é usado, uma câmera de TV é acionada e todo o País assiste o evento.





- Parece que esta pulseira é esperta mesmo, paiê ! E se entrar um valor alto na conta bancária do elemento dono da mesma ?



- Soa um alarme na delegacia mais próxima e uma viatura recolhe o incauto numa cela para que ele aguarde o julgamento sumário feito por um júri popular, que efetua uma breve mas honesta investigação sobre o valor depositado. Sendo de origem suspeita, o agraciado tem este valor descontado em prol do S.A.C.E. e o culpado fica preso por 2 anos.



- O que é S.A.C.E. ?



- Sociedade de Apoio Cultural ao Eleitor. O mais temido órgão por parte destes que não sabem honrar o mandato que o Povo lhes concedeu.



- Desde que este esquema foi implantado muitas pessoas foram presas ?



- Você nem imagina ! As delegacias ficaram saturadas, sem espaço para abrigar novos detentos. Por isto gradearam estes 2 prédios que você está vendo. Não foi para evitar a entrada de ladrões, mas sim, a saída ! Já ficam presos aí mesmo !





Haroldo P. Barboza - maio / 98

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui