Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63534 )
Cartas ( 21356)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22590)
Discursos (3250)
Ensaios - (10781)
Erótico (13603)
Frases (52020)
Humor (20212)
Infantil (5658)
Infanto Juvenil (5013)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141420)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1976)
Textos Religiosos/Sermões (6402)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás -- 16/11/2013 - 14:32 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás



A canção chamada Porque Te Vás, de José Luis Perales é uma rumba cigana. Muitos historiadores falam que a rumba cigana surgiu em Cuba, com a junção dos ritmos dos escravos africanos, do flamenco espanhol, dos tambores indígenas e das melodias ciganas.

Existem algumas classificações temáticas de rumbas:

- Rumbas de Saudação á Etnia Cigana: suas letras falam sobre o sofrimento deste povo nômade e o preconceito que viveu, principalmente, durante os anos de perseguição na Idade Média e nas guerras.

- Rumbas de Casamento: suas palavras falam de alegria, felicidade e desejam prosperidade ao novo casal. Elas, geralmente, são tocadas durante as comemorações de matrimônio.

- Rumbas de Declaração de Amor: suas letras servem para o apaixonado confessar seus sentimentos amorosos ao seu objeto de desejo.

- Rumbas de Despedida: suas palavras falam de um amor impossível, onde é necessário dizer adeus por se tratar de uma paixão proibida. Geralmente, os ciganos compunham este tipo de canção quando se interessavam por uma “gadja”, ou, seja uma mulher não cigana.

A música chamada “Porque Te Vás” trata-se de uma rumba de despedida. Ao dançar esta canção, a bailarina usa muitas batidas de saias e manipula um véu grande transparente e colorido. Aqui, as batidas de saias significam semeadura, limpeza de ambiente e coragem apesar da despedida. Já, o lenço gigante remete a leveza e reverência o elemento ar. Nesta canção, quando a cigana baila com este véu transparente e colorido, significa que ela está lutando, de uma forma nobre, com as ilusões. Pois, as fantasias de amor impossível, apesar de serem coloridas, são visíveis e nítidas. No final, da música, a dançarina larga este lenço totalmente, significando que ela se livrou de uma paixão que não desejava.

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui