Embora ainda faltam 9 meses para as eleições, a candidata e presidente Dilma (PT) larga com vantagem não só por estar no poder e ter a máquina administrativa a seu favor, não só por ter recuperado nos últimos meses a popularidade perdida nos protestos de junho do ano passado, não só por estar em primeiro lugar nas pesquisas; mas principalmente por ser mulher, pelo fato de a maioria dos eleitores serem do sexo feminino, pelos programas assistencialistas como bolsa família e bolsa escola favorecerem principalmente as mulheres, por causa da percepção de que as mulheres são mais honestas e menos corruptas do que os homens (os políticos condenados no escândalo do “mensalão, por exemplo, são todos homens) e por fatores externos como a eleição de Angela Merkel (Alemanhã) e Michele Bachelet (Chile) dão a impressão de que as mulheres estão mais aptas que os homens para comandar uma nação. E não é só isso: a maioria dos condenados no “Mensalão” já estão na cadeia e isso não terá o menor impacto eleitoral, diferentemente do “Mensalão Mineiro” que começa a ser julgado esse ano pelo STF e poderá sim causar danos à candidatura de Aécio Neves (PSDB), já que a maioria dos acusados são de seu estado (Minas Gerais) e de seu partido. Outro fator a favor de Dilma é a desistência de Marina Silva (REDE). Embora a união com Eduardo Campos (PSB) possa fortalecer a candidatura dele, Maria seria uma candidata capaz de tirar mais votos de Dilma do que Eduardo Campos, justamente por ser mulher e por já ter concorrido na eleição passado, obtendo inclusive uma expressiva votação. E para finalizar temos ainda a Copa do Mundo de Futebol que, se o Brasil for campeão, os marqueteiros de Dilma usarão a seu favor. Muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte, mas não há dúvida de que o caminho de Dilma a um segundo mandato é mais bem fácil do que o dos concorrentes. O PT pode sim dar um grande passo para realizar o seu maior objetivo: ficar 20 anos no poder.
ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG
LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:
UM POVO QUE JOGA DINHEIRO FORA
OS CRÍTICOS MEIA BOCA
DROGAS E HIPOCRISIA
A OPÇÃO PELOS CAÇAS SUECOS
O POVO QUE NÃO LEVA NADA A SÉRIO
JOSÉ GENOINO E LUIS BONAPART
KASSAB ESTÁ EM MAUS LENÇÓIS
O PAPAI NOEL E A ESPIONAGEM AMERICANA
2014 NÃO SERÁ FÁCIL PARA DILMA E O PT
MARINA SILVA AGIU IMPULSIVAMENTE
OS IRANIANOS E O JOGO DE XADREZ
PARA QUEM FOI O DISCURSO DE DILMA NA ONU
DILMA NÃO VAI AOS EUA
PORQUE OS EUA NOS ESPIONARAM
O ACORDO ENTRE AÉCIO E EDUARDO CAMPOS
PORQUE OS EUA AINDA NÃO ATACARAM A SÍRIA
O RETORNO DO PARAGUAI AO MERCOSUL
O QUE A ÚLTIMA PESQUISA DATAFOLHA MOSTRA
CARTEL DO METRÔ: O BURACO É MAIS PROFUNDO
O URUGAI DESCRIMINALIZA A MACONHA
O DIFÍCIL CAMINHO DA PAZ
MANIFESTAÇÃO E VANDALISMO
VAI FICAR SÓ NA PROMESSA
A FAVOR À VINDA DE MÉDICOS ESTRANGEIOROS
VÃO NOS ILUDIR MAIS UMA VEZ?
NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES |