Abraham Lincoln, um dos mais proeminentes defensores da verdadeira FRATERNIDADE numa ocasião, quando lhe pediram dar uma interpretação da palavra fraternidade, citou o seguinte exemplo:
Ele mesmo, num inverno gélido da América do Norte, encontrava-se nas proximidades de um pequeno monte coberto de neve, observando com curiosidade dois adolescentes que alegremente desceram o morro sobre um trenó. Após a chegada do veículo ao pé da colina, o rapaz maior pôs o pequeno irmão nas costas e o carregou até o cume da elevação, puxando ao mesmo tempo, ofegante, o seu pesado trenó com uma corda morro acima. Varias vezes já tinham descido e subido, quando após outra volta da ladeira, Lincoln se aproximou do rapaz maior e lhe dirigiu a palavra: "MAS É UMA PESADA CARGA QUE TU SEMPRE LEVAS MORRO ACIMA"!!! - O interpelado, entretanto, todo sorridente respondeu: "NÃO SENHOR, ESTA CARGA NÃO ME PESA NADA, POIS ESTE É MEU IRMÃO".
Para Lincoln esta resposta fora sempre a mais acertada definição da palavra FRATERNIDADE, a frase tão simples e ingênua "está carga não me pesa nada, pois este é meu irmão".
Amor fraternal requer um espirito elevado, capaz de sacrificios que não se considera como tal, mais sim uma coisa natural, a suportar com alegria em vez de resmungar. Feliz toda casa onde reina este verdadeiro espirito de fraternidade. Está amizade é o cimento místico que une os autênticos e legítimos irmãos. Devemos ser irmãos de fato e não só nominalmente. O egoismo é o maior inimigo da fraternidade. Este mal egocêntrico desonra muitos homens que ignoram os principios éticos de sua religião.
|