----- O raciocínio, a matutação sobre nós mesmo, quando deveras temos vontade determinada para encontrarmos soluções para a comunidade em que nos inserimos, iluminam, proporcionam a percepção de vislumbrar o rumo por onde devemos seguir. Enquanto não solucionarmos a problemática que se apresenta em torno de nós, pouco adianta e será até supérfluo abordar assuntos e causas além e mais além de nós. O passarinho não pousa no ar que se lhe depara. Do chão ou do galho aonde esteja imagina a rota que há-de tomar.
----- E eu estou aqui na Usina. É aqui que interessa solucionar com equidade as dificuldades que obstam a que o corpo total assuma dignidade de existência literária. É aqui que cada usineiro deve usar as suas capacidades e irmaná-las quanto possa no conjunto. A particularidade é que distingue a individualidade. Não será nunca pela via da obstrução e da guerrilha que o espírito obterá satisfação na confirmação dos seus atributos e enfim prémio justo para o seu esforço intelectual.
----- É aqui onde estou e gosto de estar. É aqui que pretendo obter enlevo espiritual para o meu curso de existência. Regra: o silêncio da essência é das mais eficazes ferramentas da inteligência, desde que não seja usada como arma.
----------------- Torre da Guia ------------------