O rebaixamento da nota de crédito do Brasil para especulativo pela agência de classificação de risco Standard & Poor`s é um reflexo da situação política e econômica pela qual o país vem passando nos últimos meses. Aliás, mais por questões políticas do que econômicas, uma vez que não há aparentemente razão para a redução dessa nota, uma vez que o Brasil é um país capaz de honrar seus compromissos a médio e longo prazo. No entanto, é preciso reconhecer que, no âmbito político, a situação está complicadíssima e não há a curto prazo uma solução. Independentemente dos erros do governo, erros esses que culminaram com a crise atual, o Congresso Nacional tem um papel fundamental no agravamento dessa crise, pois parece fazer de tudo para criar problemas para o Executivo, que procura fazer o impossível para reequilibrar as contas públicas. Embora o Senado esteja mais alinhado com o Governo Federal, procurando muitas vezes apagar o incêndio provocado pela Câmara dos Deputados, ainda sim não deixa de criar entraves. Claro que o embate em Câmara dos Deputados e Governo Federal é fruto em parte da fragilidade do Governo Dilma e da falta de coordenação entre o Palácio do Planalto e os parlamentares. Mas não é só isso. O governo não tem uma maioria de fato, capaz de acompanhá-lo para o que der e vier. E isso faz com que boa parte dos deputados chantageie o Governo Federal a fim de obter algum ganho, já que a política nacional sempre foi na base do toma lá dá cá. E infelizmente nossos deputados preferem, antes de tudo, pensar em si mesmos do que nos seus eleitores ou no próprio país; aliás, o que muitos querem infelizmente é o “quanto pior melhor” . Por isso eles têm a sua parcela de culpa no rebaixamento da nota de crédito do Brasil, mesmo não sendo eles que tenham gerado essa crise. Além de não ajudarem a resolvê-la, procuraram, por outro lado, torná-la mais aguda. Agora não adianta dizer que o Congresso não tem nada a ver com essa história porque esse papo furado não cola. Eles tem culpa sim e muito!
ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG
LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:
A EUROPA É CULPADA DISSO:
O PIOR JÁ PODE TER PASSADO
A PRISÃO DE DIRCEU E A CRISE NO GOVERNO
A SITUAÇÃO DE EDUARDO CUNHA SE COMPLICA
QUEREM CULPAR O PT POR TUDO
AS SEMENTES DO ESTADO ISLÂMICO
A CORRUPÇÃO E A DIVISÃO DO PAÍS
OS ATAQUES TERRORISTAS NA FRANÇA
A DESRAZÃO DOS DERROTADOS
O JOGO DE CENA ENTRE O OCIDENTE E A RÚSSIA
MARCHA DA FAMÍLIA: UM DESVARIO
O SILÊNCIO DO BRASIL NA CRISE UCRANIANA
A VENEZUELA À BEIRA DE UM CAOS
OS TEMPOS SÃO OUTROS
MINISTRO ADMITE NOVOS APAGÕES
O QUE HÁ POR TRÁS DA RENÚNCIA DE AZEREDO
O PERIGOSO CAMINHO TRILHADO PELA VENEZUELA
A BÉGICA E A EUTANÁSIA
VEM AÍ MAIS APAGÕES
SOBRE AS DOAÇÕES A GENOÍNO E DELÚBIO
OS INVESTIMENTOS BRASILEIROS EM CUBA
O JOGO POLÍTICO PARA AS ELEIÇÕES COMEÇOU
OS ROLEZINHOS NOS SHOPPING CENTERS
OS HORRORES NO PRESÍDIO DE PEDRINHAS
DILMA LARGA COM GRANDE VANTAGEM
UM POVO QUE JOGA DINHEIRO FORA
OS CRÍTICOS MEIA BOCA
DROGAS E HIPOCRISIA
NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES |