Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Rosa e o Amor -- 07/04/2002 - 15:15 (Miguel Perrone Cione) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Três rosas brancas, nascidas do mesmo ramo, acabavam de desabrochar com toda a graça do seu esplendor, sempre protegidas pelos espinhos vigilantes da roseira, quando alguém do sexo feminino, atraída pelo encanto das flores, exclamou: “Como o Criador conseguiu fazer coisas tão belas e tão perfeitas!”



Complementando aquelas palavras que qualquer pessoa amante da natureza diria ante a serena humildade de uma flor, recordei-me da poetisa Gertrude Stein, quando escreveu — “Uma rosa é uma rosa...”.



Ela quis fazer entender na suavidade dos seus versos que não existe flor mais bela do que a rosa, nem mais perfeita na miraculosa arte da sua criação. Tanto é verdade que, por todos seus reais predicados, ela é considerada a rainha das flores — um mimo da natureza!



Embora essa maravilhosa flor seja frágil, mas por ser formosa e casta, foi eleita o símbolo do amor e da amizade entre as pessoas.



Filosoficamente pensando, é bem verdade que, entre o amor e a rosa existe alguma semelhança.



Se “uma rosa é uma rosa...” o amor é o amor... nada a eles se compara em sutileza e grandiosidade. O amor e a rosa escrevem-se com quatro letras apenas em nosso idioma. Ambos nascem das coisas mais simples da natureza e da vida. Se a rosa é a filha da terra e do orvalho, o amor é filho da paz, da humildade e da fé. Se a beleza da rosa é efêmera no murchar das suas pétalas, também o amor romântico é fugaz na transição arrebatada do seu sonho, mas o amor essencial e verdadeiro é indestrutível, se eterniza no tempo e na saudade como o perfume indelével de uma rosa.



Nada agrada tanto as mulheres, que são sensíveis de coração, do que receber flores como prova de dedicação e afeto, ou mesmo colhê-las nos jardins em plena floração.



O simbolismo da rosa pode ainda estender-se a esse amor genérico de que tanto necessita a humanidade para ser feliz, esse amor que pode ser resumido apenas na palavra fraternidade. Esse amor que devidamente semeado faria vicejar as roseiras da felicidade social.



A pétala da rosa tem forma de coração. Permita Deus que nos corações humanos possa haver tanto amor como pétalas de rosas nos jardins floridos!

Queira Deus que o amor, tão fundamental à ventura do ser humano jamais desapareça dessa desarticulada humanidade, que as mãos humanas semeando as rosas, também semeiem o amor nos fraternos jardins da nossa existência!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui