Em primeiro lugar, salienta-se que a teoria dos testículos quebrados ou despedaçados possui relação com a teoria das janelas quebradas (se interessado em conhecer também essa teoria, ler https://www.facebook.com/draflaviatortega/posts/141945049544505:0).
A teoria dos testículos despedaçados possui origem nos Estados Unidos.
Essa linha de raciocínio origina-se da experiência policial, e parte da premissa de que os responsáveis pelos delitos de pouca gravidade, quando perseguidos com eficácia pelas autoridades policiais, normalmente se dão por vencidos e fogem para locais distantes para que possam violar a lei penal sem serem frequentemente molestados pelos agentes do Estado.
Assim, se a teoria dos &
147;Testículos Despedaçados&
148;, da qual derivou a das &
147;Janelas Quebradas&
148; e outras tantas, em alguns aspectos nos serviram de &
147;inspiração&
148;, talvez fosse a hora de irmos à procura de métodos que tragam resultados satisfatórios para ao menos reduzir essas patologias sociais. O ponto de partida que se encontrou foi efetivar um Direito Penal que tenha por base o controle, a partir da premissa do valor liberdade, com projeção do valor igualdade, chegando à dignidade humana subjetiva.
Bibliografia: Cleber Masson.
Confira o Manual prático do Novo CPC (e ganhe mais um ebook como bônus). Aos que me solicitaram o link: http://www.carreiradoadvogado.com.br/manual-pratico-ncpc-1