usada para diversos fins.
Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
Jatobá
A árvore jatobá tem coloração marrom avermelhado e é uma das mais procuradas no mercado. Seu acabamento é impecável, por isso, é utilizada na decoração de ambientes internos, podendo estar presente em pisos, móveis e escadas.
Como é densa e tem ótima durabilidade, além de resistência à água e ao tempo, também pode ser uma opção para o uso de fachadas, decks e esquadrias. A madeira pode compor ambientes clássicos e modernos, de acordo com o projeto de decoração.
Ipê
A principal característica é a de ser uma madeira extremamente densa, sendo necessário perfurar antes de ser parafusada. Por ser tão resistente, pode ser usada na estrutura pesada da obra.
É um material indicado para ambientes externos, podendo ser usado em vigas, esquadrias, pisos, escada, forros, tábuas, tacos e pontes. Também é utilizado em partes decorativas, por proporcionar um acabamento refinado.
Cedro
É uma madeira difícil de ser encontrada, pois as árvores crescem afastadas umas das outras. É durável e resistente à umidade, por isso pode ter uso externo. Porém, é comumente encontrada em móveis, portas, janelas e instrumentos musicais.
Peroba rosa
É uma madeira bastante pesada e densa que apresenta resistência e é fácil de ser trabalhada. Além disso, tem o acabamento perfeito e coloração que varia de amarelo ao rosa avermelhado.
Tem versatilidade e pode ser usada em estruturas internas e externas. Há projetos que incluem em vigas, madeiramento para telhado, decks e pisos. Também fica muito bem em móveis e na decoração interna.
Mogno
É uma madeira encontrada em muitos projetos com acabamento fino e de alta durabilidade. Por isso, o mogno é muito usado como elemento decorativo em ambientes internos. Fica bem em móveis, adornos e detalhes.
Na construção civil, é uma opção para esquadrias, forros, portas e janelas. É uma madeira que escurece com o tempo, tem um brilho peculiar e se mantém bela por décadas.
É importante dizer que o mogno é uma madeira de exploração restrita e, por isso, de alto custo. Dessa maneira, o mercado costuma oferecer móveis com padrão mogno que, na verdade, são produzidos com outras madeiras e revestidos com uma fina camada de mogno.
Jacarandá
É uma árvore típica da costa nordestina e, atualmente, raras espécies são encontradas, estando ameaçada de extinção. Isso torna a madeira difícil de ser comercializada e, por isso, seu valor é elevado.
Já foi muito usada na fabricação de peças decorativas e móveis de luxo, instrumentos musicais e até para adornar joias.
Nogueira
Essa é uma das madeiras que oferece mais durabilidade e resistência. Além disso, tem grande versatilidade e comumente é usada para fabricação de móveis de alta qualidade. Também é encontrada em portas, janelas, assoalhos e painéis.
Pau-Ferro
Uma madeira exótica, com coloração avermelhada, que oferece alta resistência e durabilidade. No entanto é uma matéria-prima de baixa permeabilidade às soluções preservantes e, por isso, difícil de ser trabalhada. De toda forma, é muito utilizada na construção civil, assoalhos domésticos, embarcações e transportes.
Pinho
É uma matéria-prima resistente e de alto valor agregado. Trata-se de uma madeira densa e muito pesada, o que dificulta a mobilidade das peças. Tem aspecto rústico, sendo indicada para uso de mobiliário.
Camuru
É uma espécie encontrada no Norte do país e uma das madeiras mais resistentes ao desgaste do dia a dia. Só que por ser muito rígida, torna-se difícil de ser trabalhada. Justamente por isso, tem indicação para ambientes rústicos e industriais.
|