POVOS INDÍGENAS VERSUS POVOS ORIGINÁRIOS
Juan de la Ville
02 de junho de 2023
Tornou-se frequente constatar, em variados discursos falados e escritos da sociedade em geral, a mistura dos termos "povos indígenas" e "povos originários" em sentido equivalente e sinônimo, como se fossem uma mesma coisa.
Seria muito oportuno que especialistas, sociólogos ou sertanistas que lidam com esses conhecimentos e se relacionam com as diversas etnias brasileiras, viessem a público elucidar este tipo de questão.
Uma longa lista mostra os vários grupos de índios que compõem o indigenato brasileiro contemporâneo: yanomamis, guaranis, boros, tupinambás, suiás, jumas, charrruas, caiapós, campas, xavantes, ticunas, tupiniquins, pataxós, bororos, caingangues, guatós e outros ainda que encontramos quando consultamos as fontes sobre índios.
A primeira pergunta que nos surge, então, é: o que são povos indígenas brasileiros? A resposta simples é: são os habitantes que existiam no solo brasileiro no fim do século XV antes da chegada dos europeus.
E o que são os povos originários? A resposta: "povos originários são,em rigor, os primeiros povos que pisaram e viveram em solo brasileiro, desde que a terra brasilis é território. A priori somos levados a pensar que nem todos os povos ditos indígenas se identificam necessarimente com os povos originários que ocuparam a terra brasilis, muitos séculos antes da chegada dos europeus. Para nos ajustarmos na ideia, precisamos de nos voltar para a antropologia primitiva pré-cabralina e buscarmos a informação de como teria sido o primeiro povoamento do solo brasileiro, séculos antes da chegada de Cabral. Este é o ponto de partida do caminho da informação para quem deseja saber a história dos povos originários que se fixaram no Brasil como primeiros habitantes da terra brasílica.
"Povos indígenas" e "povos originários" são, não apenas duas expressões diferentes, mas também dois conceitos distintos.
|