A literatura sempre foi palco para grandes histórias, e também para grandes amores. No fim de semana do Dia dos Namorados, confira dez casais apaixonantes do mundo dos livros.
1. Romeu e Julieta – Enterrados em meio a um violento conflito familiar, os jovens amantes desafiaram as tradições de seu tempo para viver um amor que, mesmo depois de séculos, ainda é referência em romantismo. Estão em “Romeu e Julieta”, do inglês William Shakespeare.
PUBLICIDADE
2. Elizabeth e Mr. Darcy – Em “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, Elizabeth é uma jovem perspicaz que, depois de uma rejeição, desenvolve certa antipatia por Mr. Darcy. No entanto, página após página, dia após dia, os dois personagens centrais da trama vão desenvolvendo um romance apaixonante.
3. Gatsby e Daisy – Este é um casal que não chega a ser oficial, mas é apaixonante da mesma forma. Em “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, Daisy é casada com outro homem, mas é, também, parte de um relacionamento que se desenvolve nas entrelinhas do livro com Jay Gatsby, um excêntrico bilionário obcecado por ela.
4. Baltasar e Blimuda – Em “O Memorial do Convento”, o português José Saramago nos apresenta a Baltasar Sete-Sóis, um soldado maneta, e Blimuda Sete-Luas, uma mulher que consegue ver o interior das pessoas. Um dos maiores casais da literatura em língua portuguesa.
5. Noah e Allie – Um amor que sobrevive a desencontros, desentendimentos e até a graves doenças. E para melhorar: o casal Noah e Allie é inspirado em pessoas reais. Estão em “Diários de Uma Paixão”, do americano Nicholas Sparks.
6. Páris e Helena – No épico “A Ilíada”, o jovem troiano Páris se apaixona pela princesa grega Helena, desencadeando uma guerra entre as duas nações. Um romance de proporções e consequências gigantescas. O texto é atribuído ao escritor grego Homero, mas não há certeza sobre a sua existência de fato.
7. Bentinho e Capitu – São, definitivamente, o casal mais famoso da literatura brasileira. E também o mais discutido. Bentinho, advogado e ex-seminarista, acusa Capitu de adultério, e ela vai a julgamento. No fim das contas, o veredito fica por conta do leitor, e não do júri.
8. Christian Grey e Anasatasia – Sucesso de vendas recente, “Cinquenta Tons de Cinza”, E. L. James, também tem sua contribuição para dar, afinal, não dá para negar que o casal formado pelo milionário Christian Grey e pela estudante Anastasia Steele tenha dado o que falar
Leia mais em: https://www.folhadoslagos.com/cultura/dez-casais-apaixonantes-e-apaixonados-da-literatura/4569/
|