Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63097 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22576)
Discursos (3247)
Ensaios - (10632)
Erótico (13587)
Frases (51548)
Humor (20165)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4925)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141242)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6341)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DA ABC PARA O INSTITUTO BRASIL-ITÁLIA -- 08/11/2023 - 15:04 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

DA ABC PARA O INSTITUTO BRASIL- ITÁLIA

L. C. Vinholes

08.11.2023

 

No inicio de 1996, quando era coordenador da cooperação técnica bilateral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação com o Japão e Canadá, fui convidado pelo embaixador Guilherme Leite Ribeiro, então cônsul-geral do Brasil em Milão, para ser Encarregado do Setor Cultural, de Cooperação e Divulgação daquela repartição consular, com a missão de implementar, na capital da Lombardia, o projeto do Instituto Brasil-Itália (IBRIT), idealizado e apoiado pelo Departamento Cultural do Itamaraty. Aceitei ao convite na condição de que quando o instituto tivesse em pleno  funcionamento eu seria dispensado de cumprir o período regimental de uma década no exterior e, conforme ponderara à chefia do Departamento do Pessoal, seria autorizado a retornar à Secretartia de Estado, em Brasília. Cerca de três anos e meio depois, em novembro de 1999, a órdem da tranferêcia foi emitida e meu retorno à ABC foi efetivado.

 

Em 26 de agosto de 1999, o embaixador Leite Ribeiro que fora transferido de Milão para o Escritório Financeiro em Washington, sabendo do meu retorno à Brasília, enviou à Secretaria de Estado o Despacho-Telegráfico N°02523, cópia do qual hoje faz parte do acervo da Discoteca L. C. Vinholes, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O referido documento que trata do meu desempenho, nos anos que trabalhei na Itália, tem a seguinte redação:

 

“Tomei conhecimento de que está sendo providenciada a remoção do Ofchan Luiz Carlos Lessa Vinholes do Consulado-Geral em Milão para a Secretaria de Estado.

 

Não poderia deixar passar esta ocasião sem manifestar meu reconhecimento pelo extraordinário trabalho por ele realizado à frente do Setor Cultural, de Cooperação e Divulgação daquela Repartição. Quando fui designado para chefia-la, vim a saber que o quadro de pessoal havia sido reduzido de um diplomata; imediatamente, então solicitei à Administração que fosse removido, em seu lugar, aquele funcionário que havia servido comigo na ABC, plenamente capacitado a se desempenhar naquela função.

 

O Ofchan Vinholes correspondeu a todas as minhas expectativas e desejo ressaltar entre outras, a inestimável contribuição prestada para a implantação do projeto de criação do Instituto Brasil-Itália (IBRIT) e sua posterior dinamização. Deve-se a ele todo o trabalho da preparação da documentação necessária, da busca do imóvel apropriado, a seleção do pessoal, o acompanhamento das ações do instituto, a identificação, contato com palestrantes e escolha de temas do seu setor, a organização dos programas de atividades, a preparação de relatórios à Secretaria de Estado e tantas outras tarefas que deram corpo e personalidade ao IBRIT, cuja presença, em Milão e na área da jurisdição consular, se faz cada dia mais conhecida.

 

Com sua excepcional capacidade de trabalho, experiência profissional, inteligência e integral dedicação ao Serviço Público, de que deu provas à Casa em tantas outras oportunidades, o Ofchan Vinholes foi um colaborador insubstituível e, por conseguinte, merece o elogio que ora lhe faço, que peço seja incluído em seu maço pessoal”.

 

O tempo passou, mas meus contatos com o ex-chefe e amigo nunca foram interrompidos e ao saber que, em 15 de setembro de 2023, o título de Doutor Honoris Causa me fora outorgado pela Universidade Federal de Pelotas, o embaixador Leite Ribeiro, em sucinta mensagem datada de 4 de novembro, assim se manifestou: “Merecidíssimo o título por tudo que vc fez na sua vida profissional da qual eu pude presenciar”.

 

 

 

Comentarios

Maria do Carmo Maciel Di Primio  - 16/11/2023

Lembro das notícias recebidas, via email, sobre a implantação do IBRIT!!
Maravilha de trajetória profissional !!

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 11Exibido 89 vezesFale com o autor