Para quem está se aventurando no mundo da costura, a escolha correta dos tipos de tecido de roupa é uma das primeiras lições a serem aprendidas. Isso porque, a se o tecido não for adequado, a peça ficará com problemas de modelagem e caimento, podendo até ser descartada.
É comum escolhermos tecidos somente pela estampa, sem se atentar a outros detalhes como a qualidade das tramas, se é transparente ou se possui elastano. Esses detalhes não podem passar despercebidos, e para te auxiliar, reunimos informações sobre os principais tecidos que estão disponíveis no mercado têxtil brasileiro.
As fibras podem ser naturais, artificiais ou sintéticas. Cada uma tem características específicas. Veja:
As fibras naturais como linho, lã, seda e algodão são de origem animal ou vegetal. Essas fibras costumam ter maior durabilidade e não acumulam odores ruins, já que não esquentam tanto como outros tecidos.
As fibras sintéticas, como poliamida e poliéster, são obtidas principalmente através do petróleo e do carvão mineral, não há nenhuma porcentagem de fibras naturais na confecção desse tipo de fibra.
Já as fibras artificiais como viscose, lyocel e modal contêm fibras naturais em sua composição, porém passam por procedimentos químicos em seu processo de confecção. Esses tecidos amassam pouco e secam mais rápido.
Principais tipos de tecido de roupa
Linho
O linho é de origem vegetal e por seu processo não envolver outros componentes, ele é visto como um tecido nobre. Com alta durabilidade e resistência, esse tipo de tecido é ideal para produção de camisas sociais e roupas de cama, porém, outra característica é que o tecido amassa com facilidade. O linho pode ser misturado a outros tecidos como viscose e algodão, melhorando o caimento da peça e tornando mais em conta.
Seda
A seda é extraída através do casulo do bicho-da-seda, possui ótimo caimento e é indicado para roupas de festas, por ser um tecido nobre e delicado. Importante não expôr o produto ao sol para não desbotar a peça.
Algodão
O algodão é considerado a fibra mais utilizada no mundo, existem hoje quatro tipos de algodão: o asiático, o egípcio, o sea-island e o upland. Esse tecido tem alta capacidade de absorção ao tingimento, e pode ser levado e passado sem ser danificado, além de proporcionar maior conforto ao corpo. O tecido também absorve melhor o suor, evitando odor nas peças.
Viscose
A viscose é considerada uma fibra artificial, já que é fabricada a partir da celulose, retirada de plantas e árvores. As roupas confeccionadas em viscose são leves e frescas, indicadas para dias quentes, absorvem a umidade e secam rapidamente, porém, assim como a seda, a viscose tende a amassar com facilidade.
Poliéster
O poliéster tem origem sintética, é um tecido popular com grande versatilidade e resistência, seca rapidamente e tem preço acessível, pode ser usado para fabricação de camisas, calças, estofados e roupas de cama, podem ser misturadas a fibras naturais.
Poliamida
O poliamida, também chamado de nylon, é muito resistente e não absorve humidade, por esse motivo seca rápido, muito usado para confecções de roupas de academia e lingeries.
Tencel
O tencel é semelhante a viscose, só que é à base de celulose de madeira. O tecido é confortável, resistente, macio, tem aparência bonita e elegante, porém, uma desvantagem é o processo de produção, que tem valor elevado.
Apresenta propriedades antibacterianas e alta capacidade absorção, a fibra é relativamente nova no mercado, sendo inventada há pouco mais de 30 anos, outro fator importante é que o processo de confecção do tencel é considerado menos danoso ao meio ambiente.