Assisti à uma entrevista de Maria Lucia Fatorelli Carneiro sobre a Auditoria Cidadã da Dívida. Solicitei, depois, e recebi uma cartilha, com texto elaborado por Maria Lucia, e com esse mesmo título. Transcrevo, aqui, sucintamente, alguns dos temas tratados.
"Na Semana da Pátria do ano 2000, a Campanha Jubileu Sul realizou o Plebiscito da Dívida Externa: 6.030.329 votos foram coletados em 3.444 municípios do País. Mais de 95% dos cidadãos votaram NÃO à manutenção do acordo com o FMI, NÃO à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria prevista na Constituição Federal de 1988, e NÃO à destinação de grande parte dos recursos orçamentários ao pagamento da dívida interna aos especuladores.
Em respeito ao voto desses cidadãos, a Campanha Jubileu Sul aprovou a proposta de realização da "Auditoria Cidadã da Dívida", que visa trazer à tona toda a verdade sobre o nosso endividamento, levantar documentos e dados que demonstrem a ilegitimidade dessas dívidas, discutir as conseqüências desastrosas do seu impressionante crescimento e pressionar pela realização da Auditoria Oficial, prevista na Constituição Federal.
Já existe projeto de lei com esse objetivo no Congresso Nacional - PDC no. 625/2000, mas ele está parado há um ano!..." (pelo menos)
.........................................
"O Brasil perde, por ano, R$100 bilhões, nas três esferas administrativas, somente com CORRUPÇÃO! Esse valor é 11 vezes superior aos R$9 bilhões de reais previstos para investimentos no Orçamento da União para o ano que vem. (Jornal "Estado de Minas" de 23/11/2001)"
Há muito mais, com argumentos e dados (oficiais) que demonstram claramente a situação alarmante em que nos encontramos, com todos os nossos esforços dirigidos para as dívidas externa e interna, sem que haja a menor possibilidade de uma solução efetiva, pelo contrário, a situação tende cada vez mais a se agravar.
Creio que essas informações essenciais interessam a um grande número de cidadãos brasileiros, que tenham de fato interesse em conhecerem a realidade dos fatos do seu país.
Abilio Terra Junior
O e-mail para contato com a UNAFISCO/BH é: unafiscobh@alol.com.br
Diretoria Nacional e Delegacias Sindicais Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória.