O "Entrudo" era um tipo de brincadeira de carnaval, possivelmente trazido pelos portugueses da Índia. Sendo a principal manifestação do Carnaval do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX.
Os participantes que saíam às ruas em grupos jogavam nas pessoas ovos e bolas de cera cheias de água (limões de cheiro). Jogavam também farinha e pós de diversas substâncias em grandes quantidades.
Cronologicamente falando, o entrudo é uma manifestação e brincadeira de carnaval que surgiu antes dos cordões carnavalescos e grandes sociedades carnavalescas. Essa prática existia também como brincadeira familiar e saudável, onde o intuito era se divertir de forma expansiva mas não tanto quanto o entrudo "popular" onde a brincadeira em alguns casos se tornava muito agressiva.
Remontando às práticas medievais que antecediam o período da quaresma, carregando ainda tradições pagãs de origem romana, o entrudo foi muito praticado no Brasil Colônia e Império, principalmente pelas classes populares da sociedade.