Cléo, Conceição e Rosário são alguns nomes femininos populares no Brasil que terminam com a letra “o”.
Apesar de raros no Brasil, podemos encontrar uma grande variedade de nomes para meninas com esta terminação pelo mundo. Alguns deles possuem origem hebraica e latina, mas a grande maioria são de origem japonesa.
Rosário
Rosário é um nome de origem religiosa que surgiu a partir do título espanhol da Virgem Maria, Nuestra Señora del Rosario, em português “Nossa Senhora do Rosário”. Ele significa simplesmente "rosário".
Conceição
Conceição é um nome português de origem religiosa que surge como um dos títulos associados à Virgem Maria. Ele significa “fruto”, “concepção”, “fecundação”.
Consuelo
O nome feminino Consuelo pode ser encontrado especialmente em países que possuem o espanhol como língua oficial. Ele significa “consolação”, “consolo” ou “alento”.
Carmo
O nome Carmo tem origem a partir do hebraico e surgiu como uma variante do nome Carmela. Ele possui os significados de “pomar bem cultivado”, “jardim fértil” e “vinha de Deus”. Carmo também está amplamente associado ao nome composto feminino Maria do Carmo.
Anunciação
Anunciação é comumente utilizado no Brasil como parte de um nome composto, como Maria da Anunciação. Contudo, também pode ser encontrado como nome próprio em Portugal e no Brasil. Anunciação significa “aquela que anuncia” ou “aquela que revelou o nascimento de Jesus Cristo”.
Socorro
Como nome próprio, Socorro é encontrado com maior número de registros no México. No Brasil, ele é mais comum associado ao nome Maria, sendo o nome Maria do Socorro bastante popular em nosso país. Ele significa "ajuda" ou "auxílio" e é um nome de origem religiosa.
Cléo
De origem grega, o nome Cléo significa “glória” ou “revelação”. Alguns estudiosos apontam que ele pode ser também um diminutivo do nome Cleópatra, que possui o significado de “glória do pai”.
Juno
Juno é um nome de origem mitológica, que se originou a partir do latim. Ele significa “juventude”, “rainha dos deuses” ou “aquela que nasceu em junho”.
Yoko
Um dos nomes femininos de origem japonesa mais conhecidos, Yoko significa “criança radiante” e “oceano infantil”. O nome se tornou conhecido através de Yoko Ono, cantora, cineasta e artista plástica, viúva do cantor John Lennon.
Indigo
O diferente nome Indigo surge a partir da palavra grega indikon, que significa “da Índia”. Este nome predominantemente feminino pode ser encontrado especialmente nos Estados Unidos.
Halo
De origem grega, o nome Halo significa “aura divina”. Como nome feminino, ele pode ser encontrado com maior incidência na Índia e na Indonésia.
Jojo
O nome Jojo pode parecer um apelido carinhoso para meninas que possuem nomes que se iniciam com “jo”. Contudo, ele é utilizado como nome próprio em países anglófonos e nas Filipinas. O significado de Jojo é “nascida na segunda-feira”.
Dido
O nome Dido (se pronuncia Daido) tem origem grega e significa “virgem”. A cantora britânica Dido Florian Cloud de Bounevialle é a personalidade mais conhecida com este diferente nome feminino terminado em “o”.
Chihiro
Chihiro é um nome de origem japonesa e ficou conhecido pela personagem principal da animação japonesa “A Viagem de Chihiro”. Ele une os caracteres japoneses chi, que significa “mil” e hiro, que quer dizer “procurar” e “pesquisar”.
Margô
Margô é a versão portuguesa de Margot, variante inglesa e francesa de Margarida. Este nome feminino significa “ser iluminado” ou “pérola”.
Calisto
Calisto é um nome feminino de origem grega que surge a partir da palavra Kallistos, que significa “mais belo”.
Aisó
Este diferente nome feminino apresenta maior quantidade de registros em países como a Tailândia, Nova Guiné e Índia.
Sachiko
Sachiko é um nome de origem japonesa que carrega os significados de “criança inteligente que ajuda”, “criança sábia e rápida” ou “filha feliz”
Koko
O nome Koko tem origem japonesa e significa “cegonha”. Ele também surge como um diminutivo do nome Koutney, que significa "nariz curto" ou "narizinho".
Kalypso
Kalypso é um nome de origem grega que faz referência a uma ninfa das histórias mitológicas. Este nome feminino carrega os significados de “aquela que esconde”.
Khléo
Khléo é uma variação do nome de origem grega Cléo, que carrega os significados de “glória” e “revelação”.
Shilo
Shilo (se pronuncia Shailo) é um nome de origem hebraica que significa “seu presente”. Ele pode ser encontrado especialmente na Índia e nos Estados Unidos.
Riko
Os significados associados ao nome de origem japonesa Riko são “criança perfumada” e “filha delicada e cheirosa como o jasmim branco”.
Yoshiko
Yoshiko quer dizer “criança boa”, “criança bela” ou “criança perfumada”. Este é um popular nome de origem japonesa.
Seiko
O nome de origem japonesa Seiko significa “criança sincera”, “filha sagrada” ou “criança perfeita”.
Mio
Nome curto e de simbolismo delicado, Mio quer dizer “a flor de cerejeira é bela”. É um nome de origem japonesa que também pode ser encontrado na China e em Singapura.
Aiko
O nome japonês Aiko significa “filha amada” ou “criança amada”.
Eiko
Eiko quer dizer “criança próspera”, “excelente filha” ou “criança reflexiva”. É um nome de origem japonesa que também apresenta registros no Brasil e nos Estados Unidos.
Charo
Charo é um nome feminino de origem espanhola que carrega o significado de “rosário”. Ele também pode ser encontrado em países como o Quênia, a Índia e as Filipinas.
Coco
De origem norte-americana, o nome Coco pode ser considerado o diminutivo do nome Socorro, mas também surge como uma referência ao chocolate. Coco significa “grãos de chocolate”.
Lilo
Lilo é uma versão encurtada do nome Liselotte, que faz a combinação dos nomes Lise e Charlotte. Ele possui origem hebraica, germânica e francesa e significa “mulher em que Deus é abundância” ou "mulher do povo em que Deus é juramento".