Usina de Letras
Usina de Letras
222 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62598 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22550)
Discursos (3245)
Ensaios - (10504)
Erótico (13582)
Frases (50963)
Humor (20095)
Infantil (5518)
Infanto Juvenil (4843)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140995)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6273)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LEVAR O CACHORRO PARA PASSEAR -- 13/06/2024 - 01:41 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

LEVAR O CACHORRO PARA PASSEAR

Juan de la Ville

13 de junho de 2024

Faz parte da vivência urbana da modernidade ter um cachorro.

E faz parte do gosto ou da vaidade dos donos escolher uma raça especial para seu cão.

Dona Latoska tinha muita vaidade em exibir em plena praça seu lindo Husky.

Passava todos os dias, de tarde,  diante da gasolineira, muito perto do bairro onde morava.

As crianças já sabiam o horário em que o Husky passava. Claramente apaixonadas pelo cachorro que conheciam no seu dia a dia, disputavam o espaço na rua para ver desfilar o Husky de Dona Latoska que o levava meio preso na correia controlada por sua mão.

Quando as crianças chegavam perto, Dona Latoska tinha o cuidado de afagar o animal para que ficasse tranquilo sem ameaças para as crianças.

-Belo cachorro, senhora – disse o José Carpinteiro que passava a pé pela praça e trabalhava na construção ao lado, ainda com seu lápis de trabalho assentado atrás da orelha. Se bem lhe pergunto, senhora - disse, curioso, o trabalhador:  qual é a raça desse lindo cão?

- Um Husky Siberiano, senhor.

-Husky siberiano? É... já ouvi falar nesse nome.

- Sim, é uma raça dos Montes Urais, na Rússia. Eu e meu marido gostamos e resolvemos comprar.

-Deve dar muito trabalho tratar um cão tão lindo como esse, disse o carpinteiro.

-Depende, senhor, do gosto com que se fazem as coisas. Para nós, tratar o Husky é um gosto e uma distração. Tem é que acompanhar, ficar sempre de olho, cuidar dele, levando-o regularmente ao veterinário, passeá-lo e tratá-lo com uma ração adequada.

Já havia tempo que, lá em casa, precisávamos de um cachorro de respeito – continuou Dona Latoska. Falei com meu marido sobre o assunto e ele buscou informações sobre cachorros de várias raças e tamanhos.

Foi só depois de várias visitas a canis de tratadores e de telefonemas a donos de cães de raça,  que tivemos a sorte de encontrar este Husky do qual gostamos muito. Foi um amor à primeira vista, podemos dizer mais exatamente.

Aconteceu. Visitamos um canil de luxo e ao olharmos várias raças, tivemos a sorte de   encontrar este Husky Siberiano que compramos.

Ele é bonito, tem raça e já o treinamos para defender nossa residência.

Pela forma como Dona Latoska se referiu ao Husky Siberiano podemos entender como esta senhora gostava de seu cachorro.

Era só vê-la passar, todos os dias , ao meio da tarde, diante da gasolineira, ali perto do bairro onde morava, exibindo, vaidosa, seu Husky Siberiano.

As crianças já sabiam o horário da tarde em que o Husky passava. E ficavam doidas em disputar lugar e espaço para ver o Husky Siberiano.

Muitas delas, já apaixonadas, disputavam o espaço da rua para ver desfilar o Husky de Dona Latoska. Quando as crianças chegavam perto, Dona Latoska tinha o cuidado de afagar o animal para que ficasse tranquilo sem ameaças para as crianças.

Na primeira terça-feira de cada mês, o desfile do Husky na rua principal da cidadezinha de Dona Latoska estava garantido. Husky comparecia ao consultório do veterinário para ser examinado.

Na praça, era a hora de um espetáculo gratuito. Uma hora de grande alegria e curiosidade da garotada que começava a se apaixonar pelo lindo Husky.

Na história da pequena cidade do interior, o Husky passou a ser um personagem importante com mais honras públicas do que o prefeito e vereadores.

Ciente da força pública e da notoriedade do cachorro siberiano, muito esperto,  o senhor Augusto Bezerra Tamoio da Trindade, candidato a prefeito da cidade, preparou uma novidade em sua campanha a prefeito naquele ano.

Quando se dirigia para os comícios fazia se acompanhar da figura popular do Husky Siberiano. Despertava a curiosidade e a admiração. E assim, no maior segredo, distraindo seus adversários com pressupostos de novos programas revolucionários, cuidou rigorosamente de levar para o dia da eleição o cachorro revolucionário - o Husky, companheiro fiel e capaz de balançar as urnas.

Bem na moita, havia comprado o Husky Siberiano de Dona Lakota. E no dia da eleição,  de terno novo e gravata, fazendo-se acompanhar pelo  lindo cão Husky, chamou a atenção de todo o mundo e causou um burburinho e um falatório de geral admiração, o que o levou a ganhar uma eleição quase de graça, só porque conseguiu ser badalado como muito esperto, ao ser reconhecido como novo dono do lindo Husky Siberiano.

Depois de contados os votos e de ver garantida sua eleição, o novo prefeito achou que devia celebrar a nova fortuna que lhe sorrira.

Convidou Dona Latoska e sua família para um almoço em sua residência, celebrando a vitória eleitoral e o sucesso  do lindo cão siberiano Husky, que teve também seu louvor lavrado nos anais da cidade.

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 41 vezesFale com o autor