KOELLREUTTER NOVO CHEFE DO INSTITUTO GOETHE DE TOKYO
L. C. Vinholes
17.06.2024
O recorte pode ser velho, mas a notícia Novo Chefe dos Institutos Goethe do jornal Asahi Evening News de Tokyo, publicada em 4 de dezembro de 1969, tem informações que certamente muitos estudiosos e interessados em saber pormenores da vida e das atividades de H. J. Koellreutter ficarão satisfeitos em ter em mãos.
São informações básicas de caráter geral sobre a personalidade e as atividades de um administrador, mas também sobre um músico-professor que sempre esteve preocupado em ensinar e transmitir conhecimentos fundamentais às novas gerações das décadas de 1930 e das que se seguiram até seus últimos anos em São Paulo, em 2005.
Novo chefe do Instituto Goethe
“Joaquim Koellreutter, notável compositor, maestro e musicólogo alemão, assumiu seu novo cargo como chefe dos Institutos Goethe no Japão.
Dr. Koellreutter chegou a Tokyo na noite de terça-feira pela Lufthansa vindo de Nova Delhi, onde foi representante do Instituto Goethe nos últimos quatro anos. Estava acompanhado de sua esposa.
O Dr. Koellreutter será responsável pelos três Institutos Goethe em Tokyo, Kyoto e Osaka na qualidade de representante. Ele também será diretor do Instituto Cultural Alemão e do Centro de Língua Alemã, mantidos pelo Instituto Goethe em Tokyo.
Dr. Koellreuter é bem conhecido nos círculos musicais do Japão, com quem mantém contato e cooperação próximos há mais de 30 anos.
Já em 1936, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de um programa de intercâmbio cultural para a execução de novas obras de compositores contemporâneos japoneses e alemães. Isto resultou em vários concertos de música japonesa contemporânea, não só na Alemanha, mas também em outros lugares da Europa.
A estreita relação com o mundo da música japonesa foi aprofundada através das duas visitas do Dr. Koellreutter aqui em 1953 e 1958.
As suas palestras sobre o método de composição musical dos 12 tons e sobre a tendência então em voga da “música concreta”, na época da sua primeira visita, influenciaram profundamente a geração mais jovem de compositores japoneses.
Ele também apresentou música de 12 tons composta por ele mesmo e por seus alunos em concertos e transmissões, regendo a Orquestra Sinfônica da NHK (Japan Broadcasting Corp.) e a Orquestra Filarmônica de Osaka, e deu aulas na Academia de Música Musashino em Tokyo, como professor visitante.
Dr. Koellreutter nasceu em Freiburg, Alemanha, em 1915, e estudou regência, musicologia, flauta e piano na Academia Estatal de Música de Berlim e no Conservatório de Música de Genebra.
Em 1937, foi para o Brasil, onde desempenhou papel importante na vida musical durante 16 anos, até retornar à Alemanha para chefiar o departamento de programação do Instituto Goethe, em Munique, de 1963 a 1965.
Ele possui título de doutor honoris causa pela Universidade da Bahia, Brasil, e é membro de diversas organizações internacionais nas áreas musical e cultural. Palestras e turnês de concertos levaram o Dr. Koellreutter por cerca de 40 países em cinco continentes”.
|