Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62563 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22549)
Discursos (3243)
Ensaios - (10496)
Erótico (13582)
Frases (50934)
Humor (20091)
Infantil (5515)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140965)
Redação (3330)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6268)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Publicacao -- 22/07/2024 - 18:27 (Edilberto Brito da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 


Larissa Guglielmoni

 

https://www.amazon.com.br/TEATRO-ELEMENTO-RESSOCIALIZANTE-TERCEIRA-IDADE-ebook/dp/B07T2KDN4M

 

 

Avaliado no Brasil em 18 de junho de 2023

Teatro como elemento ressocializante na III Idade

 

Aqui nessa obra vamos nos deparar com o próprio TCC do autor, logo no resumo ele diz que o trabalho se propõe a apontar o teatro como elemento alternativo, capaz de provocar nos indivíduos considerados da terceira idade, uma retomada de atitudes, comportamentos e condutas, dentre outras coisas.
Na introdução, o autor nos traz que ele gostava muito de cinemas e que foi uns dos seus primeiros Contatos com a arte, e ele se identificava com todos elementos artísticos mostrados, além da prática com o grupo “Chão de Estrela” que o levou a reflexões e questionamentos sobre o papel do teatro na terceira idade… como o autor mesmo se pergunta: “será que o teatro pode contribuir para o processo de envelhecimento?”.
É assim que o autor vai abordando temas como teatralidade, a velhice, vamos entendendo que a prática teatral exige convívio social, a interação, a troca de experiências, e toda essa questão da teatralidade levou ao autor questões, como por exemplo a atividade teatral pode previnir/ evitar doenças características da velhice?
Adentramos no que é velhice, afinal envelhecimento é um processo natural e velhice é a fase final na vida de um indivíduo. Vamos entender mais também sobre Geriatria e senilidade, e Gerontologia e senescência, no qual o autor vai explicando, além de trazer a Terceira Idade em Números, trazendo sua experiência, como a criação de um grupo de teatro com pessoas identificadas como de Terceira Idade e assim ele vai trazendo diversos temas dentro deste assunto.
Esse é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler mas que me trouxe muitos aprendizados, gostei de conhecer mais sobre todos temas que o autor trouxe.
A gente entende mais ainda sobre a Arte e o Teatro, assim como vamos adentramos nas experiências do autor afinal ele mesmo vai narrando seu próprio TCC, o que tornou tudo ainda mais completo.
Outro ponto que vale destaque são as referências que ele vai trazendo tais como as imagens que ele trouxe no final do seu trabalho, achei bem genial mesmo.
O autor ainda comenta sobre Roma Antiga, França, séculos passados, números, aposentadoria e ainda vai trazer a questão da superação, desafios, sonhos, metas, e dentre outras coisas.
No fim, entendemos a importância do teatro e a necessidade de criação de núcleos teatrais para as pessoas da terceira idade, todos deveriam ler essa obra, recomendo demais!

*******************************************************************************************

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui