Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62652 )
Cartas ( 21339)
Contos (13284)
Cordel (10460)
Crônicas (22555)
Discursos (3245)
Ensaios - (10513)
Erótico (13584)
Frases (51008)
Humor (20097)
Infantil (5526)
Infanto Juvenil (4847)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141018)
Redação (3335)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6280)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Portugal de Ontem e de Hoje -- 12/10/2024 - 13:18 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Portugal de Ontem e de hoje



Acorda! Deixa a criança “ à beira da estrada” A sonhar acordada  que o pai vai chegar para dela Cuidar. Claro que não vai! Acorda! Não há pai. Acorda! o que há é  mãe a chorar, a rezar a pedir a Deus e aos seus que a venham ajudar a seus filhos criar. Acorda!  Deixa de  lado aquele jovem apaixonado a estufar o peito achando que em tudo pode dar um jeito Acorda! Quem te disse que algum governo pode chegar para a vida do povo melhorar? Acorda! O governo é  a arte de se governar, Uma vez eleito, é um cão agarrado a um osso fazendo de tudo para ninguém lho tirar Acorda, tira a roupa, fica nu, olha no espelho e vê que és um ser opaco



Sem brilho, sem cor  Se ainda vês alguma pena a te sugerir que és um ser alado arranca-a, joga fora Agora sabes que és tu e só tu, estás pronto para ir embora. Acorda! Cinquenta anos depois onde estamos?...



Era aqui que queríamos chegar?



O tempo se encarregou de muita coisa mudar. Portugal continua no mesmo lugar mas a vida galgou muitos degraus. Na escala da evolução  estamos de parabéns. Assim como toda a Europa envelheceu, sem gente nova a chegar como antes, há poucas crianças e muitas escolas para as ensinar. Depois de prontos é que se deparam com a realidade que assim como antes os há de empurrar para em qualquer parte do mundo  achar campo aberto para  desempenhar com eficiência o cargo para o qual se prepararam  em sua terra Natal. Mas também as despedidas não são tão tristes como antes eram, são o início de idas e vindas infindas .



O avião encurtou as distâncias, agora vão exercer a profissão que escolheram onde houver oportunidades à sua espera. Mão de obra qualificada, salários compensadores e oportunidades para conhecer outras realidades. Tudo isto faz parte da evolução natural do ser humano. Em Portugal os bons empregos são poucos, os que há não atraem nossos jovens. Prepararam-se para ir mais longe. Então  houve mesmo uma inversão drástica de mão-de-obra. Portugal por ser uma porta de entrada para o mundo europeu recebe gente do Brasil, da África e de outros países geralmente onde se fala a língua portuguesa. Chegam como nós antes chegávamos no Brasil, no Canadá, na França etc. Qualquer emprego era um começo de nada que depois iria crescer e dar muitos frutos. E deu, poucos se perderam: devagar iam adquirindo melhores condições de vida para si e para os seus.



         Os valores culturais que traziam consigo não se perderam foram o  alicerce para galgarem degraus que os levariam  a outros patamares.



         Assim é Portugal de ontem e de hoje, um país nobre por natureza, que aprendeu a levar a sério a sua identidade. Fernando Pessoa em sua basta obra profetizou o que poderia vir a ser a salvação de Portugal como nação,  como um país bom para se viver em paz, sem grandes ambições, mas também sem quedas e sobressaltos, uma vida que segue um ritmo ditado pela aquisição de conhecimentos,   alinhados com aquela Máxima de John de Dewey , preparar os nossos Jovens para a vida, dar-lhes condições de desempenhar com qualidade a profissão para a qual se prepararam seja em Portugal ou para além de suas fronteiras.



                                                             Lita Moniz



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 7Exibido 7 vezesFale com o autor