Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62727 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22560)
Discursos (3245)
Ensaios - (10528)
Erótico (13585)
Frases (51112)
Humor (20109)
Infantil (5536)
Infanto Juvenil (4861)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141049)
Redação (3337)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6290)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Chat com Padre Quevedo -- 13/11/2024 - 20:31 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Chat com Padre Quevedo

(09/09/2001)

 

Moderador 11:47:52

Padre Quevedo, você tem dúvidas sobre telepatia, comunicação com os mortos, exorcismo, milagres e feitiços? Especialista em Parapsicologia, Padre Oscar González-Quevedo vai conversar com os internautas sobre temas como esses. Seu interesse pelos estudos do “além” surgiu na infância, na Espanha. Aos 7 anos, com a traumática morte do pai, fuzilado por integrantes da Frente Popular Espanhola, ele deixou Madri e passou a viver clandestinamente em Gibraltar com um tio, seguidor da doutrina espírita. Supersticioso, foi orientado por ele a encontrar respostas em livros kardecistas. Curioso e ávido por literatura, acabou com mais dúvidas. O passo seguinte foi a descoberta da vocação religiosa quando integrava o Curso de Humanidades Clássicas na Universidade de Salamanca. Graduado, Quevedo passou a estudar Psicologia e Filosofia na Universidade de Santander e decidiu ingressar em um seminário jesuíta. Foi nessa época que aprofundou suas pesquisas sobre fenômenos sobrenaturais, Parapsicologia e ocultismo. Ciente do interesse de Quevedo, Padre Gonzáles, então reitor da Faculdade de Filosofia, recomendou que ele viesse ao Brasil ampliar seus estudos. Superstição! Já no Brasil, foi ordenado padre, em 1961, em um seminário de São Leopoldo (RS). Mudou-se posteriormente para São Paulo e fundou em 1970 o Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), onde mantém uma biblioteca com mais de 10 mil obras sobre paranormalidade. Doutor em Teologia, Quevedo é fluente em latim, grego, hebraico e português, além do espanhol. É autor de nove livros didáticos e enciclopédicos, incluindo: Antes que os Demônios Voltem (tese doutoral), Milagres – A ciência confirma a fé (1.º de 6 volumes, especialmente sobre milagres) e Os mortos interferem no mundo? (em 5 volumes). Para Quevedo, a Parapsicologia é “tão útil quanto ou mais que a Medicina, a Psicologia e outras Ciências, pois é essencialmente libertadora.” Especialmente em terras brasileiras. “O Brasil é o país mais supersticioso do mundo, lamentavelmente”, diz. “Aqui, qualquer bobagem é considerada um milagre.”

 

Moderador 11:48:00

Marcelo de O. Silva, de Rio Branco (AC), pergunta por e-mail: O que fez você escolher a vida de padre e também ser praticamente um “detetive” de casos espirituais e charlatanismo?

 

Moderador 11:48:12

Vinícius, de José Bonifácio (SP), pergunta por e-mail: Você, na TV, sempre fala que os fatos são inexistentes, que nunca existe nada paranormal? Se existe, conta um caso de paranormalidade para mim.

 

Moderador 11:48:23

George Alberto de Oliveira, de Fortaleza (CE), pergunta por e-mail: Padre, tenho interesse em estudar Parapsicologia e gostaria de saber do senhor onde posso receber esses conhecimentos em minha cidade. E, por favor, me oriente se o CLAP mantém cursos por correspondência. Grato pela atenção!

 

Padre Quevedo 16:50:51

Marcelo: Eu escolhi a vida de padre por muitos motivos, principalmente, porque sou um apaixonado de Nossa Senhora e Jesus Cristo, que nos amaram primeiro. Mas também tenho que reconhecer que esse aspecto de detetive, de charlatanismo e superstições deve-se a que 2 irmãos da minha mãe eram 1 espírita e outro teósofo. Sendo que criança, muito curioso, me davam livros de espiritismo e teosofismo. Li muitíssimo, depois fiz 5 carreiras universitárias e em todos os trabalhos, licenciatura e doutorado, foram sempre sobre Parapsicologia. Graças a Deus e por culpa minha esses 2 tios meus se fizeram católicos, pelos argumentos da Parapsicologia contra as religiões e superstições inventadas pelos homens.

 

Padre Quevedo 16:57:02

Vinicius: eu tenho 15 livros publicados defendendo a existência numerosíssima demonstradíssima de fenômenos parapsicológicos, extra-normais, como a xenoglossia ou falar línguas, a pantomnésia, ou memória total do inconsciente, hip ou hiperestesia indireta do pensamento pelo que nosso inconsciente conhece todos os pensamentos das pessoas que estão presentes etc. Existem também os fenômenos paranormais ou extra-sensoriais, como freqüentíssimos fenômenos de telepatia, inclusive pré-cognitiva, a sugestão telepática, clarividência e etc. E existem também os fenômenos supranormais ou milagres divinos. Em todo tipo de fenômeno parapsicológico existem aqueles muito superiores, supranormais. Eu, o que nego, é que alguém os possa dominar. Nem sequer a telepatia, a mais freqüente de todas, deixa de ser parapsicológica, isto é, à margem do comum, espontânea. Abrir um consultório de adivinhação ou de curandeirismo etc. é charlatanice. Por que não adivinham a Supersena? Ou onde está o cadáver de Ulysses Guimarães?

 

Moderador 16:57:06

Kelly pergunta: O senhor não tem medo de que algo aconteça com o senhor, pois se envolve com muita coisa espírita na sua vida?

 

Padre Quevedo 17:00:02

George Alberto, obrigado, George. Curso universitário, patrocinado pela Universidade e reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), não existe em Fortaleza. Aqui, em São Paulo, o CLAP tem a matéria de parapsicologia na Faculdade de Teologia da Universidade Salesiana e Pós-graduação também patrocinado pela mesma universidade. Curso por correspondência não temos, mas temos o site: www.clap.org.br E eu tenho 15 livros publicados e outros 20 publicados pelos meus colegas de professorado do CLAP.

 

Moderador 17:01:06

DEUS pergunta: O SENHOR ACREDITA EM DEMÔNIOS?

 

Padre Quevedo 17:02:26

Kelly: Obrigado, Kelly! Confidencialmente te direi que não tenho medo porque não sou santo. E ser mártir por Cristo, por defender a verdade é uma graça que certamente longíssimo de merecer, mas se tivesse que dar a minha vida por Cristo, que antes a deu por nós, o faria com muitíssimo gosto. Não por medo vou deixar de servir a Deus e livrar os meus irmãos de tantas religiões inventadas pelos homens, porque certamente Deus só pode ter revelado uma única religião.

 

Moderador 17:03:11

Muitos internautas perguntam sobre comunicação com mortos. Aqui vão algumas perguntas que chegaram por e-mail: Rosangela Hartmann, de Cândido Godói (RS): Existe realmente uma comunicação com os mortos? Por que meio? Como haveria essa comunicação? Alexandre Montoro Lopes, de Catanduva (SP): O senhor acredita em reencarnação e em comunicação com o mundo espiritual? E, na sala, Catarina pergunta: Os mortos podem se comunicar com os vivos??? Se podem, como?

 

Moderador 17:07:39

Zaneli pergunta: Como o senhor tem coragem de acusar nosso Chico Xavier de embusteiro quando ele psicografa para centenas de pessoas sobre seus entes já falecidos?

 

Padre Quevedo 17:08:36

DEUS: Meu Deus! Por que pergunta se já sabes tudo? Tu sabes que demônios, anjos rebeldes, têm que haver, mas tu também sabes meu Deus que é dogma de fé na religião, que tu assinaste com tantos milagres que os demônios, espíritos, fadas, etc., etc., etc., não podem falsificar a tua assinatura. No Concílio de Ancira, no ano 314 se definiu como dogma de fé que “a multidão inumerável que acredita na bruxaria, demonologia e coisas semelhantes a esta, está enganada por falsa opinião, se desvia da reta fé, se envolve no erro dos pagãos pensando que há algo de divindade ou de providência fora do único Deus, perdeu a fé” Acreditar em milagres não divinos é heresia. Acontece que o povo, mesmo culto, quando não sabe explicar um fato, em vez de dizer, não o sei explicar o atribui ao além. Mas é falso! E não há nenhum dogma de fé, nem sequer da existência dos demônios, que não passam de uma dedução lógica filosófica. Os anjos sendo livres podem alguns ter rejeitado a Deus. Existem, mas não agem no nosso mundo.

 

Moderador 17:09:32

Muitos internautas perguntam sobre comunicação com o “outro lado”. Aqui vão algumas perguntas que chegaram por e-mail: Marcio Roberto Chaves, de Curitiba (PR): Eu queria saber o que tem de certo depois que se morre? O que acontece? O que existe do outro lado? Pedro Marcio Martins Rocha, de Fortaleza (CE), pergunta por e-mail: 1) Gostaria de saber para onde vamos, depois que morremos? Será que é um espécime de universo paralelo? O tempo nesse local existe? 2) A Igreja Católica teve diversas pessoas santas em toda a sua história, onde estão essas pessoas hoje? Por que nós, católicos, não temos contatos com essas pessoas santas? Dâmokles Lira, de Fortaleza (CE), pergunta por e-mail: 1- A projeção astral tem algum limite de distância? Já ouvi dizer que se ultrapassarmos certa distância, quebramos nosso cordão umbilical e outras almas podem se entrar no nosso corpo. 2- A capacidade de fazer essas viagens astrais é um poder que todos podem desenvolver ou só algumas pessoas? Quais os perigos de fazê-las? Muito obrigado. Na sala: Júlio pergunta: Existe vida após a morte?

 

Padre Quevedo 17:13:39

Rosangelae Alexandre: os mortos nos vêem, nos ouvem etc. E rezam a Deus por nós. Mas intervir no nosso mundo não, nunca. Só Deus, só Deus faz milagres e só Deus tem divina providência. Nunca os mortos disseram alguma coisa que supere a capacidade telepática ou os conhecimentos dos vivos. É ridículo o que ontem apresentou um canal de Televisão: Mas é a letra do morto. Que falta de reflexão. É a letra, voz, roupa e gestos do morto quando estava vivo. Quanto mais se parecer ao morto, mais prova de que não é o morto, senão conhecimento, lembrança, adivinhação… do vivo sobre o vivo. Nunca os mortos, ou demônios etc. disseram alguma coisa, por exemplo, um segredo dos antigos egípcios, um hieróglifo dos maias, etc. que alguém vivo não tenha descoberto. Nunca revelaram nada de fora da nossa Terra, uma descoberta astronômica… sempre vivo sobre o vivo.

 

Moderador 17:14:47

Segue pergunta completa: Gleidson, do Rio de Janeiro (RJ), pergunta por e-mail: O senhor celebra missa em alguma igreja? Foi ordenado por qual ordem religiosa? Gabriel diz: Boa tarde, padre Quevedo, e parabéns por seu trabalho. Gostaria de saber qual a sua atual paróquia e quais os horários que o senhor celebra missas. Gostaria muito de assistir a uma missa celebrada pelo senhor. Obrigado e que Deus o abençoe!

 

Padre Quevedo 17:18:23

alexandre: só falta como coisa nova, a pergunta sobre reencarnação. Não existe esse tipo de geração. Uma roseira gera uma roseirinha na mesma natureza que seus progenitores. Os cavalos geram cavalinhos na mesma natureza que seus progenitores. E assim todas as gerações. Os pais e as mães geram “homenzinhos” na mesma natureza que seus progenitores. É completamente absurdo pensar que os pais não geram um ser humano, senão unicamente um corpo e alma vem de outro lugar. Completamente absurdo, só temos esta vida que se transformará em ressurreição para toda a eternidade. Além de filosófico e teológico, é confirmado por milhares de milagres inclusive a própria ressurreição observável de Cristo como até a NASA demonstra estudando o Lençol de Torino. As outras perguntas com respeito aos mortos já respondi.

 

Moderador 17:21:43

Lobinha diz: Acho o seu trabalho muito interessante, o que tem a falar daquelas pessoas que criticam o que faz? Dentinho pergunta: Quevedo, o que acha de ser chamado de impostor por muitas pessoas…???

 

Padre Quevedo 17:24:14

Zaneli: Chico Xavier, como pessoa, pode ser muito bem intencionado. Mas como cientista é completamente contraditório. Diz que é Emmánuel, seu principal espírito guia. Dois grandes disparates. A palavra Emmánuel não existe. É Emmanuél. Disse que é senador romano nos tempos de Cristo. Nos tempos de Cristo nenhum senador romano poderia se chamar Emmánuel, que é um nome cristão, que significa Deus conosco. Um senador romano nos tempos de Cristo, teria que falar latim. Comprovei que “Emmánuel” não entende uma palavra em latim. Será que no além não há nenhum espírito que possa psicografar em francês, russo, latim, grego… No além todo mundo fala português? E espíritos não existem separados do corpo. Não existe a alma, que anima uma planta, sem planta. Não existe alma, que anima um animal, sem animal. Não existe alma humana, que é espiritual, sem o corpo que anima. É gerado um ser humano inteiro, inteiro nasce, inteiro vive e na morte ressuscita inteiro para toda a eternidade.

 

Moderador 17:26:03

MKO pergunta: O que achou da notícia de que madre Teresa foi exorcizada antes de morrer?

 

Padre Quevedo 17:27:37

Marcio Roberto: acabo de responder. À medida que vamos morrendo, vamos ressuscitando. Na vida demoramos 6 meses em trocar toda a energia corporal que forma o nosso corpo. Na morte, se não prendemos fogo que então é mais rápido, demoramos 21 dias em trocar o corpo corruptível, físico, passível, etc. por um corpo incorruptível, espiritualizado, impassível, eterno, mas sempre corpo-alma. Na presença de Deus, a não ser que alguém livremente rejeite a Deus. Céu e inferno.

 

Padre Quevedo 17:28:48

Pedro Marcio, já respondi. E na eternidade não há tempo, propriamente dito. Esse é o conceito de eternidade: Fora do tempo físico.

 

Padre Quevedo 17:31:11

Pedro Marcio: respondo ao 2. Já disse que os santos nos vêem e rezam por nós, não ocupam lugar porque estão com os corpos espiritualizados. Mas só Deus intervém no nosso mundo. Os católicos invocamos os santos, isto é, rezamos para que eles rezem a Deus. Os espíritas pretendem evocar, fazer vir os mortos para cá, o que na Bíblia é chamado abominação e vã desejo, inútil, falso.

 

Moderador 17:31:40

roque pergunta: Padre Quevedo, O que me diz sobre ETs? Somos os únicos no mundo? Arquivos X pergunta: Padre Quevedo… o senhor assiste à série da TV americana “Arquivo X”?

 

Padre Quevedo 17:37:39

Dâmokles Lira, não há projeção astral. Nem corpo astral. A energia corporal, dirigida pelo psiquismo inconsciente, alguma vez, espontaneamente pode projetar-se alguns metros. E o poder psíquico se exterioriza também. A alma, como espiritual, não tem partes. Normalmente anima todas as células de nosso corpo, que estão relativamente mais separadas que as estrelas entre si. Parapsicologicamente essa separação da energia corporal pode ampliar-se animada pela única alma que temos. Ninguém age a mais de de 50 metros de distância. Acontece que, às vezes, extra-sensorialmente adivinhamos o passado e o futuro, ou a grandes distâncias. E como normalmente conhecemos em presença, quando temos um conhecimento extra-sensorial, telepático, temos a ilusão de que viajamos “em astral” (?) a outro tempo ou lugar. Esse erro de interpretação é o que motivou as chamadas viagens astrais, ou no perispírito, ou no duplo etérico, etc. Tudo errado. Mera superstição. Mas pode ser visto lá. É o chamado mecanismo em ele. Alguém adivinhou o desejo do “viajante” e a menos de 50 metros projeta o seu “fantasma”.

 

Moderador 17:39:37

Marcelo pergunta: Padre, qual a maior mentira que o senhor desmascarou?

 

Padre Quevedo 17:39:57

Dâmokles Lira, todos os fenômenos parapsicológicos são extra-NORMAIS, ou para-NORMAIS: As faculdades todos temos, a manifestação é que depende de pessoas ou circunstâncias especiais. O que ninguém tem é o SUPRA-normal: Supera as faculdades humanas, só Deus pode. É o milagre.

 

Padre Quevedo 17:43:04

Dâmokles Lira, nenhum fenômeno parapsicológico se realiza em estado normal. Precisa transe, medo, droga, etc.: estado alterado de consciência. Quanto mais fomentemos esses estados alterados, mais perigo temos de ficarmos loucos, dupla personalidade, estragar os nervos, perder a autodeterminação consciente… O espiritismo, os expulsadores de demônios, os esotéricos, os que prometem fazer super-homens etc. são os maiores causadores de doenças mentais e mesmo orgânicas(histéricas).

 

Padre Quevedo 17:46:30

Júlio: Se temos alma espiritual, é impossível que se desgaste, que a comam os vermes… só Deus poderia aniquilá-la. Mas, então, para que a fez espiritual? E alma sem corpo não age, não há função sem órgão: está exigindo o seu corpo: A ressurreição (não reencarnação, que não seria a mesma pessoa). E a “natureza não faz nada em vão”. A sobrevivência é uma verdade filosófica, uma necessidade. Por isso, em todas as épocas e em todos os povos se acreditou na sobrevivência.

 

Padre Quevedo 17:48:49

Gleidson: Eu sou jesuíta, da Companhia de Jesus. Graças a Deus nenhum dia deixei de celebrar a Santa Missa. Não é uma obrigação, mas é um direito que tenho como sacerdote. Celebro num colégio de freiras no Jabaquara, quando não estou viajando, que então celebro lá ou às vezes concelebro com os meus colegas jesuítas do Colégio São Luís.

 

Padre Quevedo 17:50:47

Gabriel, no Colégio São Luís, nas grandes festas, por exemplo, na Semana Santa, concelebro com meus colegas. Mas a missa diária é na capela reservada para as freiras das que sou capelão. Obrigado pelo seu desejo de que Deus me abençoe, reza muito pelo CLAP que está passando uma situação econômica absolutamente… sem solução. Mas Deus tudo pode.

 

Padre Quevedo 17:53:08

Lobinha: Muito obrigado. Que me criticam? Bom sinal. Muito mais criticaram a Cristo, aos mártires… se eu difundisse superstições, todos me louvariam. Como desmascaro aos supersticiosos (reconheço que às vezes eles têm boa vontade, mas estão errados), quanto mais convictos estiverem nos erros, mais lhes custará reconhecer o erro. E não falemos dos exploradores da boa fé do povo.

 

Padre Quevedo 17:54:54

Dentinho, eu não me preocupo por ataques ou calúnias. As que nunca respondo. Eu só respondo aos argumentos, se é que esses insultadores alguma vez misturam algum “argumento”, que geralmente, precisamente porque são supersticiosos, são “argumentos” falsos.

 

Padre Quevedo 17:57:44

MKO: Que é uma calúnia. Uma bênção não é exorcismo. Se algum supersticioso pretendia que a doença era o demônio, certamente não estava autorizado pela igreja, a Católica, da Madre Teresa, para aplicar os exorcismos. A Igreja suprimiu oficialmente os exorcismos. E algum pastor pentecostal… deu os exorcismos: superstição deles acreditar que todas as doenças se devem aos demônios. Você viu querido, MKO (?) algum pastor, quando ele está doente, procurar a outro pastor?

 

Padre Quevedo 18:02:26

Roque: É uma necessidade filosófica que existam até milhares de planetas habitados por seres humanos: “animais racionais”. Neste pinguinho chamado planeta Terra tantos milhares de espécies vegetais, animais, minerais… O infinitamente bom doa, crê interminavelmente. Imenso cosmos. Só está habitado este pinguinho? Só uma espécie humana? Seria muito desperdício. Mas, nunca se comunicarão conosco. Deus não permite que sejamos tentados por cima das nossas forças. E Deus não se repete nunca: Nem sequer duas folhas de árvores são iguais. A economia da graça naqueles outros seres extraterrestres tem que ser diferente da nossa: Talvez não houve pecado original, nem redenção… Seria incompreensível para nós.

 

Moderador 18:02:32

LULI pergunta: Padre, o que achou da declaração de Xuxa, que afirma ver duendes, e de Tiazinha, que apresentou imagens do que garante ser um disco voador?

 

Padre Quevedo 18:03:20

Arquivos X (?): Tenho ouvido falar muito disso, mas é em horário de expediente, e nunca pude assistir.

 

Padre Quevedo 18:05:50

Marcelo: Muitas. Há sempre loucos ou interesseiros que se fazem passar até por deuses. INRI de Indaial, Sai Baba, etc. Como seria bom que curassem à distância 10 leprosos, ou melhor, que se deixassem matar e que ressuscitassem ao 3º dia.

 

Moderador 18:07:08

Leonardo, do Rio de Janeiro (RJ), pergunta por e-mail: Padre Quevedo, primeiramente queria disser que admiro muito a vossa iminência. Gostaria de saber, o que o senhor acha das pessoas que dizem, que sobrevivem apenas “comendo” luz? Silvio D., 41, Goiânia pergunta: Caro Quevedo, muito prazer… O que o senhor acha de certas pessoas que estão aí na mídia dizendo que não comem nada há anos?? E alimentam-se de luz… o que é isso??? Obrigado.

 

Moderador 18:08:07

Antonio pergunta: O senhor já participou de alguma cerimônia de exorcismo?

 

Padre Quevedo 18:10:30

LULI: Que Xuxa veja… é bem possível. Alucinações, visões, e inclusive projeção da energia corporal para plasmar uma imagem, é possível. Tenho escrito livros sobre isso. O mesmo pode acontecer com Tiazinha. O tal disco voador pode ser muitas coisas: amalgama dos aviões, fogos de santelmo, o Planeta Vênus, nuvens lenticulares, reflexo do farol de um carro etc, etc, etc. São milhares de explicações comprovadas. Nunca ninguém demonstrou que fosse realmente uma nave extraterrestre: teria ganho um Prêmio Nobel. E a tal fotografia inclusive pode ser o que em Parapsicologia se chama escotografia: fotografia do pensamento ou a imagem plasmada com a energia corporal exteriorizada: ectoplasma.

 

Padre Quevedo 18:12:58

Leonardo, conheço algumas dessas pessoas. Inclusive nos meus livros falo de um fenômeno parapsicológico chamado Inédia. Lola Floripes de Dorneles, aqui no Brasil; Teresa Neumann, na Europa, etc. ficaram mais de 50 anos sem comer nem beber. Podem haver sido muito santas… mas também certamente foram doentes.

 

Padre Quevedo 18:14:37

Silvio D., veja a resposta anterior. E nem tudo o que se afirmam, é verdade. O histérico se engana a si mesmo. Haveria que verificar cientificamente. Tem se descoberto muitíssimas fraudes. Mas pode ser verdade: Inédia, que é uma doença.

 

Padre Quevedo 18:16:22

Antonio: claro que não. No Brasil, desde que existe a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), nunca foram autorizados os exorcismos. Os exorcistas já não existem mais na ordenação da Igreja Católica. E os exorcismos foram retirados do ritual romano. Se algum padre dá os exorcismos, é por desconhecimento.

 

Padre Quevedo 18:18:42

A todos os internautas agradeço muito as perguntas. Peço desculpas pela brevidade necessária das minhas respostas. E a todos um grande abraço pedindo aos que costumam rezar que rezem a Deus e à Nossa Senhora pelo difícil apostolado do CLAP, cada vez mais difícil (principalmente por problemas econômicos) e que é tão necessário. Como sacerdote dou a todos com muito carinho minha bênção!

 

Fonte: 06/03/2008 (http://www.noticias.milmar.com.br/?p=215).

 


 

“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

 

LUIZ ROBERTO TURATTI

(https://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=TURATTI).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui