ATHOS BULCÃO E O MESÓSTICO DO SEU CENTENÁRIO
L. C. Vinholes
21.05.2025
Poucos dias antes de 2 de julho de 2018, em homenagem a essa data e sabendo dos contínuos e significativos esforços de um artista que tanto contribuiu para a beleza de muitos prédios em Brasília - sem nunca receber o merecido reconhecimento -, resolvi escrever um poema lembrando sua figura e, ao mesmo tempo, chamando a atenção para quem, de há muito, luta para ver realizado o projeto de uma sede própria e apropriada para abrigar a documentação e as obras que fazem parte do acervo da Fundação Athos Bulcão
Por muitos anos viver e trabalhar no exterior, resultou em que quase nada convivi com Athos Bulcão, mas, por sorte, tivemos amigos comuns. De volta ao Brasil, o visitei inúmeras vezes no Hospital Sarah Kubitschek no final do Lago Norte[i] onde seu nome e suas obras estão permanentemente presentes.
Entusiasmado com a sempre anunciada, mas eventualmente a ser inaugurada sede da Fundação, ofereci o Poema do Centenário ao amigo Athos e à batalhadora Valéria Cabral, dedicada fundadora da Pró Sede da futura sede da Fundação Athos Bulcão.
Em envelope endereçado à Valéria, fui pessoalmente no escritório da Fundação e entreguei cópia do mesóstico[ii] que reproduzo a seguir.
Poema do Centenário
as parcelas
+ valéria
vontade
firmeza
determinação
dedicAção
pragmaTismo
trabalHo
Objetivo
persiStência
Bravura
entUsiasmo
apLicação
foCo
visÃo
comprOmisso
garra
ação
perseverança
cabral
___________
somam athos bulcão
As obras de Athos Bulcão poderão ser apreciadas em um passeio pelo “museu aberto” de Basília, fazendo parte de murais, painéis e relevos nos edifícios do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Teatro Nacional Claudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial Juscelino Kubitschek, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubistchek, entre outros.
Nos três anos que trabalhei em Milão, implementando o projeto do Itamaraty para criação do Instituto Brasil-Itália (IBRIT) tive, oportunidade de visitar o edifício da Editora Mandadori e apreciar o painel de azulejos criados por Athos, em 1971, outro magnífico exemplo de arte integrada a arquitetura. Nas viajes ao exterior não me foi possível conhecer seus projetos na França e Argélia.
Criada em 12 de dezembro de 2018, a Fundação Athos Bulcão tem a missão de preservar, documentar, pesquisar e divulgar a obra deste singular artista plástico, além de “contribuir para a formação social, cognitiva e produtiva de jovens e adolescentes, utilizando a arte, a cultura e a comunicação”, bem como “busca tornar a educação, a arte e os bens culturais acessíveis à toda a comunidade, democratizando o acesso à arte e à cultura”.
[i] Vide artigo ATHOS BULCÃO E MINHAS QUATRO VISITAS, publicado em 13.4.2024, no site .
[ii] Mesóstico, do grego mesóstichon, é um tipo de poema no qual um nome ou frase escrito na vertical, cruza o que está escrito na horizontal.
|