Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63522 )
Cartas ( 21356)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22590)
Discursos (3250)
Ensaios - (10779)
Erótico (13603)
Frases (52012)
Humor (20212)
Infantil (5653)
Infanto Juvenil (5010)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141411)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SAMURAI NEGRO YASUKE -- 13/08/2025 - 18:52 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O SAMURAI NEGRO YASUKE

L. C. Vinholes

13.08.2025.

                         Confesso que nos períodos de 1957 a 1968 e de 1977 a 1998 que vivi, estudei e trabalhei no Japão, nunca ouvi falar no “samurai[i] negro Yasuke” que minha cunhada Juliana Ferreira me revela mostrando informação de um resumo da história dessa figura singular, veiculada via instagram, acompanhada de uma foto que tem como pano de fundo um castelo, certamente o de Gifu, onde, na frente do qual, Yasuke, paramentado, pousa ao lado de sua esposa e sua filha

O texto com informação sobre Yasuke é sucinto, mas rico e precioso. Reconhecendo o valor do divulgado pelo instagram, disponibilizo o que dele consta, visando que se torne melhor conhecida uma faceta singular da história japonesa, bem como das relações humanas no Japão do século XVI.

O que diz o instagram

“Yasuke é geralmente descrito como um homem alto e negro, possivelmente originário de Moçambique. Ele chegou ao Japão em torno de 1579 como parte da comitiva do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano. Sua aparência física e sua habilidade com armas chamaram a atenção de Oda Nobunaga[ii], que o recebeu em sua corte e eventualmente o nomeou como seu samurai, concedendo-lhe o status e os privilégios de um guerreiro japonês.

Como samurai de Oda Nobunaga, Yasuke participou de várias batalhas e campanhas militares, demonstrando sua habilidade e lealdade. Ele ganhou grande respeito entre os outros samurais e foi aceito como um igual, apesar de sua origem estrangeira.

No entanto, após a morte de Nobunaga em 1582, a situação política no Japão se tornou incerta. Yasuke eventualmente desapareceu dos registros históricos, e pouco se sabe sobre seus anos posteriores. Sua história, no entanto, vive através de contos e lendas, que destacam sua figura como um símbolo de diversidade e resiliência.

A história de Yasuke é única não apenas por sua origem e ascensão como samurai, mas também por sua representação de uma era de imensa mudança e intercâmbio cultural no Japão. Sua presença desafia as noções convencionais de identidade e pertencimento, oferecendo uma perspectiva fascinante sobre a história global”.

 

 

Yasuke o samurai negro, sua esposa e filha

no Castelo de Gifu

 

O Novo Guia Oficial do Japão

Em 1975, comprei um exemplar do Novo Guia Oficial do Japão compilado pela Organização Nacional do Turismo no Japão, publicação que passou a ser como o vade mecum para os estrangeiros que buscavam informações fidedignas sobre diferentes aspectos do país, com uma riqueza tal que, até então, não se encontrava disponível.

Mas, nesta publicação as informações sobre Oda Nobunaka se limitavam ao que consta às páginas 128: que ele, no final do Período Muromachi (1336-1573), conquistara prestígio na Província Owari e que logo passou a controlar as províncias vizinhas. Às páginas 557 consta ainda que, em 1564, Nobunaga ocupou o castelo de Gifu que depois passou às mãos de seu filho Oda Nobutada e logo de seu neto Oda Hidenobu. A história registra que em 1600, na batalha de Sekigahara, o castelo foi conquistado pelas forças de Ieyasu e ficou sob o controle do clã Owari. O Novo Guia, por tratar-se de uma obra extensa e minuciosa, com mais de mil páginas e detalhados mapas, para atender aos interesses do turismo em ascensão, é curioso que dela nada conste sobre Yasuke e sobre o “padre visitador” napolitano Alessandro Valignano (1539-1606) que integrava a missão jesuíta que visava introduzir o cristianismo no Extremo Oriente.

Ainda sobre Yasuke

Outras fontes de informação trazem detalhes da figura e da história de Yasuke. Ele teria nascido por volta de 1555, provavelmente em Moçambique, na então África Oriental (Sul e Leste da África) e falecido com cerca de 27 anos de idade em 1582, ano da morte de Nobunaga por “suicídio forçado” ou “sepuku”[iii], em 21 de julho, no Período Sengoku (1467-1615), também conhecido por Período Nanbam, o período dos biombos com temas portugueses. Yasuke teria chegado ao Japão em 1579 como valet/servo de Valignano. Consta que o que se sabe sobre Yasuke se deve, em parte, a carta de 1581, do jesuíta Luis Fróis a Lorenço Mexia (1539-1599) e ao Relatório Anual da Missão Jesuíta no Japão (1582).

Em texto disponível na Wikipédia, Yasuke (弥介) é identificado como “lacaio[iv] de Oda Nobunaga.

A grafia do nome de Yasuke

Embora fosse um “visitante e não tivesse raízes no Japão e fosse de origem africana, Yasuke mereceu ter seu nome grafado com ideogramas, algo que não era comum a todos os japoneses. O nome de Yasuke aparece com duas opções, ora com os ideogramas 弥助 ou 弥介 e ora com 彌助 ou 彌介.

Analisando as escolhas dos ideogramas para grafia das três sílabas do nome Yasuke, encontra-se que

a primeira opção para Ya, primeira sílaba, foi o ideograma å¼¥, lido Iya, significando sim, ou 彌 também lido Iya;

a segunda e terceira sílabas com o ideograma 助, lido suku significando ajuda, me ajuda e é útil;

e outra opção para a segunda e terceira sílabas foi o ideograma 介 também lido suku e significando intermediário, cuidador.

Parece que na escolha dos ideogramas para grafar o nome de Yasuke, não foram levados em consideração ideogramas que lembrassem/presassem suas qualidades excepcionais, mas, bem pelo contrário, os escolhidos o apreciam meramente como um intermediário, alguém que presta cuidados, que é útil, como antes sempre teria sido como valet, servo do jesuíta italiano, “padre visitador” que o tirou do solo africano e o levou para – talvez por alguma troca ou condição -, servir a um samurai que não tinha o prestígio e a força que pensava ter.

 

[i] O Samurai (ä¾) inicialmente servidor do império, no período feudal japonês tinha função militar que terminou soldado da autocracia imperial.

[ii] Oda Nobunaga (1534-1582) da antiga Província de Owari controlou as províncias vizinhas. Foi a Kyoto para restaurar o shogunato, mas encontrou a resistência do shogun Ashikaga que foi por ele expulso da capital. Nobunaga tentou então a unificação do país pela força das armas, mas às vésperas de alcançar seu objetivo acabou assassinado ou, por outra fonte, cometeu o “suicídio foçado”. Após a morte de Nobunaga, Yasuke teria sido levado a uma igreja e entregue aos jesuítas

[iii] Sepuku = 切腹 = em português, literalmente, cortar o ventre, o conhecido harakiri.

[iv] Lacaio, em português, criado ou servo, geralmente uniformizado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 12Exibido 9 vezesFale com o autor