Valendo-me do catálogo[i] para promover e divulgar a exposição realizada no Museu de Arte de Brasília (MAB), de 3 de novembro a 5 de dezembro de 1993, exibindo obras produzidas com a técnica de sumi-e e, posteriormente, doadas ao Museu e à Fundação Athos Bulcão por um grupo de artistas membros ou não membros da Sociedade Internacional de Artes Plásticas e Áudio-visuais (ISPAA), quais sejam: Kenzo Tanaka, Emiko Kaneda, Harumichi Sakata, Hoshiko Takashi, Kaoru Ohtaka, Keiji Suzuki, Keiichi Kitasato, Hideyuki Taniguchi, Kiyoshi Hashimoto, Ushio Sumi e Tae Maenaka, aproveito, mais uma vez, os artigos O Japão é aqui e MAB mostra arte milenar do sumi-e, dos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília, objeto do meu artigo SUMIRAM COM AS OBRAS JAPONESAS DOADAS AO MAB, publicado em 07.09.2025, no site <www.usinadeletras.com.br>.
Constrangido, volto a tratar deste delicado tema, simplesmente selecionando e reproduzindo as fotos que registram o evento, de maneira clara e indiscutível, e a correspondência em inglês, datada de 20 de maio de 1993, com o convite formal[ii] do Diretor do MAB, Roberto Duarte, e a promessa de cooperação do Diretor-Executivo da Fundação Athos Bulcão, Evandro Salles. Tenho apenas a pretensão de sensibilizar aos leitores e os responsáveis pelas atividades do MAB, esperando que se esclareça o que foi feito com tão significativa e fraternal doação.
Foto de Samson Flexor, homenageado pelos artistas japoneses,
e sua obra abstrata constante do acervo do MAB.
A artista plástica Hideko Fujimori posando junto a placa identificando o MAB
Kenzo Tanaka, líder do grupo de artistas, o Ministro da Educação
embaixador Jerônimo Moscardo e L. C. Vinholes na Exposição no MAB
Kenzo Tanaka, líder do grupo de artistas, o Ministro da Educação
embaixador Jerônimo Moscardo e L. C. Vinholes na Exposição no MAB
Visitantes da Exposição no MAB
Embaixador Wladimir Murtinho, presidente da Associação Amigos do MAB, as gravuristas Tuni Murtinho e Hideko Fujimori e L. C. Vinholes
Vinte caixas para instalação sobre solo, de Emiko Kaneda, na Exposição no MAB
Painel com Dragão, de Harumichi Sakata, na Exposição no MAB
Cabeças de dragão, de Hideko Fujimori, na Exposição no MAB
Sumi-e de Keiji Suzuki, na Exposição no MAB
Sumi-e de Hoshino Takashi, na Exposição no MAB
Amplos espaços da galeria no subsolo e publicações em vitrine do Museu de Arte de Brasília
FOTOS DA EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL FESP, RJ
Antecipando a Exposição no Museu de Arte de Brasília foi realizada a mostra SUMI-E Mestres Japoneses, na Galeria do Espaço Cultural da Fundação Escola de Serviço Público (FESP), em Botafogo, RJ, com obras dos artistas Kenzo Tanaka, Hideshima Sakato Hideko Fujimori e Harumichi Sakata.
Kenzo Tanaka, na Galeria do Espaço Cultural FESP
Visitantes na Exposição na Galeria do Espaço Cultural FESP
Visitantes na Exposição na Galeria do Espaço Cultural da FESP
Visitantes na Exposição na Galeria do Espaço Cultural da FESP
[i] O catálogo em apreço é o mesmo utilizado para a mostra SUMI-E, Mestres Japoneses, realizada na Galeria do Espaço Cultural da Fundação Escola de Serviço Público (FESP), em Botafogo, RJ,
[ii] Entre as páginas do catálogo acima referido, foram inseridas cópias em inglês do convite assinado pelo Diretor do MAB, em papel timbrado com o escudo da Fundação Cultural do Distrito Federal, Secretaria de Cultura, Esporte e Comunicação do Governo do Distrito Federal; e do ofício assinado pelo Diretor Executivo da Fundação Athos Bulcão em papel com o logus da citada Fundação, oferecendo seus préstimos para trabalhar em sintonia com o Museu e a Fundação Cultural do Distrito Federal, paro o êxito do empreendimento. Ambos documentos, endereçados ao pintor Kenzo Tanaka, estão datados de 20 de maio de 1993.