|
v
Eleições em Portugal
Com cerca de onze milhões de votantes ainda não foi desta vez que no primeiro turno ficou decidido quem seria o presidente de Portugal. Por nenhum dos candidatos ter alcançado 50% dos votos, a eleição em Portugal será decidida em segundo turno com três postulantes ao cargo de presidentes da nação. Apurados os votos o primeiro lugar coube ao Socialista Antônio José Seguro com 31,13 %, homem de notável saber, poeta, escritor, com viés de direita, talvez por isso acabou ficando também com votos de André Ventura por não serem tão de extrema direita assim .
O segundo lugar coube a André Ventura que muitos acreditam que se candidatou a Presidente da República Portuguesa só para se certificar de que seu prestígio estava assegurado, porém corre o risco de ser ele o escolhido para Presidente de Portugal o que lhe vai trazer muito prestígio sim, muitas honrarias também, mas muitos acham que não era bem isso que ele queria. O Presidente de Portugal não tem junto ao governo tanto poder assim: quando como presidente aprova o conteúdo das leis, ele as sanciona tornando-as oficiais. Se discordar de alguma coisa o que pode fazer é enviar para o tribunal Constitucional que ali decide se aprova ou devolve ao parlamento para alterar o que não estiver de acordo com a constituição. É o Comandante Supremo das forças armadas. Nos termos do juramento que presta no seu ato de posse “ defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República portuguesa e muitas outras atividades que lhe conferem grandes honrarias . Tudo isto para André Ventura representa muito pouco. Seu projeto de governo é grandioso demais, altera as estruturas governamentais em todos os setores da sociedade portuguesa; não era para ser presidente de Portugal, era para ser o reformador do governo português em todas as dimensões. A esta hora certamente estará coçando a cabeça e dizendo; “ Dei um tiro no pé” .
O terceiro candidato João Cotrim Figueiredo, do centro-direita ficou em terceiro lugar com 15,99 .
O que estas eleições mostraram realmente é que o viés comunista está extinto em Portugal, e isto para o mundo e para o Brasil principalmente tem um valor imenso, estamos em ano de Eleições para presidente no Brasil e Portugal será sempre uma bandeira a acenar para onde o Brasil deve caminhar. Na hora da incerteza será o Pai a mostrar para o filho o melhor caminho a seguir.
Lita Moniz
|