Odeio certos comentários que algumas pessoas falam por aí sobre o patriotismo brasileiro. Detesto esse ceticismo exacerbado que, infelizmente contamina uma grande parte da população.
Como se não bastasse dizer que somos um país com alto índice de pobreza e analfabetismo; que possuimos uma floresta mal aproveitada pelo governo, entregue às mãos dos donos de madeireiras e às chamas das queimadas; o fato de vermos a violência exposta claramente nas ruas e a politicagem impreguinada nos caóticos setores sociais, ainda temos que agüentar os que falam que os brasileiros são patriotas falsos.
Realmente o período de Copa do Mundo traz à tona um tipo de manifestação brasileira diferente do que ocorre nos anos restantes, porém jamais podemos dizer que esse é um patriotismo falso.
A real emoção náo é o simples fato de o Brasil possuir um dos melhores times de futebol do mundo mas o fato de se ver tantas pessoas com os rostos pintados, cantando o Hino Nacional (nem sabia que tantos sabiam cantá-lo), pulando de emoção e fazendo uma nação parar.
Há ainda muitos outros motivos pelos quais os brasileiros podem considerar-se patriotas. Eles podem ser encontrados em qualquer parte mas exigem uma visão apurada, que os pessimistas não possuem.
Não precisamos de críticas destrutivas que não melhoram nossa situação, que nos fazem dormir preocupados com nosso futuro, mesmo que isso seja algo importante. Precisamos de mais "titulares" e menos "técnicos" e "reservas", de mais união, incentivo às ações sociais para que tenhamos mais motivos para mostrar que somos patriotas de verdade