Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62760 )
Cartas ( 21341)
Contos (13286)
Cordel (10347)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51139)
Humor (20114)
Infantil (5541)
Infanto Juvenil (4865)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141065)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tragediograma -- 11/07/2002 - 14:53 (Jeferson Nogueira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um dia, enquanto assistia a uma aula de história geral, ouvi o professor dissertar sobre como os acontecimentos mundiais parecem fazer parte de um grande circulo, onde todo ponto pode ser tido como o início e o final de algo. E mais, se olharmos para um de seus pontos quaisquer, acompanharmos todo o comprimento e pararmos naquele ponto determinado, teríamos um deslocamento angular igual a zero. A história dá muitas voltas mas se repete...

Por que será que quanto mais andamos mais cresce a sensação de progresso angular zero? Por que o brasileiro sempre tem na mente a idéia de que nada mudará, apesar dos esforços?

Após muitos dias estávamos minha família e eu assistindo ao telejornal da noite quando uma pergunta rompeu com silêncio de meus lábios: - Esse jornal só fala tragédias! _ Foi nesse exato momento que encontrei as respostas à minha dúvida.

É incrível como os programas de televisão que exploram as tragédias têm crescido ultimamente; é uma variedade enorme nos mais variados canais. Parece que o povo tem gostado de ver mais lágrimas, acidentes, novelas mexicanas, reality show e outros programas que aproveitam para mostrar todo o lado que normalmente permanece oculto entre as pessoas.

Se bem que não se pode afirmar quem mais influencia quem; se os sentimentos da sociedade pela televisão ou se da televisão pelos sentimentos da sociedade... Questão difícil... Dúvida cruel! O fato é que hoje, os telejornais têm mostrado cada vez mais a corrupção, os acidentes, como os números de analfabetos têm crescido, como a violência no Rio de Janeiro tem ameaçado a segurança pública, como as florestas têm sido destruídas, as profecias apocalípticas, etc. Se os diretores de tais programas exploram esse tema a ponto de causar náuseas, complexos e outros traumas sociais é porque traz audiência.

De outro lado ficam as boas matérias, ou seja, de acontecimentos que surtiram boas conseqüências para alguém; daquelas que só são transmitidas nos dias em que o espaço do programa não está totalmente preenchido.

Desse jeito, logo contaremos com a presença de uma nova gíria, dessas que surgem com o momento, para essa categoria de transmissão... Já pensei em algumas e cheguei a conclusão que tragediograma refletiria bem o tipo de notícias normalmente transmitidas em nossas televisões, que refletem, ainda, a cara de pau dos apresentadores ao desejarem “Boa Noite” para alguém que passou quase uma hora vem só coisas ruins.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui