A lei contra o cigarro está cada vez mais rigorosa, em Nova York. Setores de fumantes nos restaurantes são coisa do passado. Está proibido fumar até em bares. Mas a criatividade dos nova-iorquinos está conseguindo contornar a proibição.
10/05/2003
Começou como brincadeira, mas virou um grande negócio. Preocupado com a lei que proíbe o cigarro em barres e restaurantes, um chef italiano decidiu experimentar novas receitas com um ingrediente que os fumantes adoram. No restaurante dele, o cliente tem uma alternativa: pode comer um prato à base de tabaco.
O chef explica que só usa folhas de tabaco, sem nenhum produto químico. As folhas ficam em infusão durante vários dias, para fazer o molho, que também é usado na preparação do nhoque. O cardápio tabagista fica completo com uma sobremesa.
O dono do restaurante explica que teve o cuidado de ouvir médicos e advogados para não ser acusado de violar a lei. Não há qualquer objeção, porque o tabaco não é o ingrediente principal. É usado apenas como tempero.
Um executivo não fumante experimentou o nhoque com tabaco. "Vamos ver o que vai acontecer comigo esta tarde. Conto para você amanhã", brinca ele.
Uma dona de spa, ex-fumante, acha a comida saudável e diz que é melhor comer tabaco do que fumar.” (Jornal Nacional, 10/05/2003).
Seria Muito bom para todos nós é se todos os fumantes passassem a comer tabaco em lugar de fumar. Assim, poderiam praticar o vício sem perturbar e danificar o mais de oitenta por cento da população, que não fumam.
|