Se eu me apresentasse como o criador de uma máquina e a descrevesse incorretamente, você acreditaria em mim? E se eu tivesse credenciais divinas? Ou, se alguém lhe dissesse que eu teria separado as águas do mar, você creria nessa pessoa? Talvez você esteja crendo em alguém em idênticas condições?
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: ... Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êxodo, 20: 1-4). “E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus" (Êxodo, 31: 18).
Yavé, o autor dessas palavras, é apresentado pelos hebreus como o deus criador de todas as coisas, onipotente e onisciente. Você observou algo de incorreto nessas palavras? Creio que não; mas existe. Apesar disso, muita gente não duvida dessa divindade.
Conforme afirma o escritor bíblico, Yavé teria proibido fazer imagem do que há “nas águas debaixo da terra”. Eu pergunto: há águas debaixo da Terra? A Terra está em cima de alguma coisa? Os hebreus pensavam que a Terra tivesse a forma de um disco a flutuar sobre as águas, assim como aquele povo que, em lugar do dilúvio universal, contava que a Terra havia tombado, afogando quase todos os seres vivos.
Hoje, sabemos que a Terra não está em cima de nada; está movendo-se no espaço. E as águas debaixo da Terra? Sabemos muito bem que há águas EM CIMA da Terra, não debaixo; no seu interior há magma pastoso. Teria sido o criador da Terra o autor daquelas palavras? Ter-se-ia ele esquecido de que não pusera a Terra em cima de águas? Dizem que ele é onisciente.
Na realidade, o deus onipotente e onisciente foi criado à imagem e semelhança dos hebreus, que não tinha conhecimentos astronômicos. O incrível é que, no século XXI, quando a Terra já é conhecida por fora e por dentro, tanta gente ainda quer nos convencer a crer nesse deus criador que não conhece bem a própria criação. |